28/03/2016

Milton Machado recebe medalha Cidade de Porto Alegre

 instituída pelo decreto municipal 6.202, de 25 de novembro de 1977, a medalha “cidade de porto alegre” já homenageou importantes personalidades, como o jornalista alberto andré, um dos fundadores da ari (associação rio-grandense de imprensa). concebida pelo artista plástico nelson jungbluth, a medalha traz em sua arte motivos ligados aos valores da pessoa e da natureza. a medalha premia pessoas ou entidades que tenham se distinguido por relevantes serviços prestados em prol do cultural, social ou econômico da cidade. na edição deste ano, a lista de homenageados tem 30 nomes, entre os quais o do senhor milton machado, diretor presidente do grupo aspecir. um exemplo dessas pessoas que caminham em direção ao futuro sempre com o objetivo de crescimento, não apenas individual, mas da comunidade onde vive. brasileiro nascido em são jerônimo, casado com terezinha oliveira machado, pai de júlio e daniellen iniciou sua caminhada profissional no montepio cooperativista do brasil, hoje unimed seguradora s.a. foi conselheiro, presidente do conselho e diretor presidente de gebemil, atual mbm seguradora s. a. passou pela família bandeirante previdência privada nos cargos de conselheiro, diretor executivo e diretor presidente. assim como na acvat previdência privada, sucv união de previdência e união de previdência s/a. diretor da anapp associação nacional da previdência privada, hoje fenaprevi – federação nacional de previdência privada e vida, presidente do sindepp/rs-sindicato das entidades de previdência privada no estado do rio grande do sul, vice-presidente do sinapp-sindicato nacional das entidades abertas de previdência complementar, milton machado é hoje diretor presidente do grupo aspecir. composto por empresas como aspecir previdência, união seguradora s/a, futuro previdência, acvat e socicred, o grupo aspecir tem como prioridade previdência, seguros e assistência financeira. milton machado também é sócio gerente da milpar participações ltda, através da qual é gestor do esporte clube são josé. onde oferece, através da disciplina do esporte, a oportunidade de jovens vislumbrarem um futuro de sucesso. a cerimônia de entrega da medalha “cidade de porto alegre”, faz parte das comemorações da semana de porto alegre e ocorre hoje, dia 28 de março, às 20h, no teatro renascença (av. érico veríssimo, 307).
28/03/2016

Segurada da União recebe prêmio de capitalização

 a união seguradora, empresa do grupo aspecir, oferece além do seguro de vida um plano de capitalização vida flex. o segurado optando por este plano, concorre todos os sábados através da extração da loteria federal a uma premiação. a felizarda desta vez foi a senhora adriana de barcellos serra. o cheque foi entregue pelas mãos do diretor comercial da união seguradora, joão lock, na tarde desta segunda-feira, 28 de março. presentes ao evento, representando a união seguradora, estavam antônio nazario coutinho da área técnica e joão carlos lock, diretor comercial. a premiada senhora adriana de barcellos serra, o gerente de negócios do servicoop, cristiano costa, o diretor da benefícios maurício junqueira e o diretor jurídico da servicoop andre luiz meira.
02/03/2016

Setor de seguros reduz faturamento, mas deve crescer 9% Em 2016

 a edição de fevereiro da carta de conjuntura do setor de seguros, publicação mensal assinada pelo sincor-sp (sindicato dos corretores de seguros no estado de são paulo), com um mapeamento da indústria de seguros, fechou os dados referentes ao ano de 2015. o resultado, como as edições anteriores antecipavam, é uma redução no faturamento do setor, que, sem contabilizar previdência privada e saúde suplementar, cresceu 5% em 2015, em termos nominais. trata-se de valor bem abaixo do exercício anterior, que registrou variação positiva de 10%. a projeção para 2016, contudo, é de crescimento de 9%. esse valor tem como lastro a dinâmica da própria economia, o histórico do setor e, sobretudo, o perfil de solidez e desenvolvimento que sempre caracterizou a indústria de seguros. para o presidente do sincor-sp, alexandre camillo, se os números da economia apontam para um cenário adverso que deve se prolongar por mais um ou dois anos, em contrapartida os corretores de seguros têm dado provas incontestes de sua capacidade de reação e resiliência. “os corretores de seguros têm plena consciência da necessidade de buscar novos nichos e rever custos, além de reinventar os negócios com base em diretrizes de retorno e sustentabilidade”, afirma. fonte:  sincor sp
02/03/2016

Lideranças do mercado de seguros debatem, em evento na Bahia, futuro do setor à luz dos cenários econômico e político do país

 o 21º encontro de líderes do mercado segurador reuniu executivos, especialistas e autoridades, com o propósito de refletir sobre perspectivas, desafios e oportunidades para os mercados de seguros gerais, previdência privada e vida, saúde suplementar e capitalização os desafios trazidos pelos avanços tecnológicos, a necessidade de inovação em produtos e serviços adequados às necessidades atuais dos consumidores, o surgimento das novas epidemias e os avanços nas questões regulatórias diante do atual cenário social, político e econômico do país estiveram entre os principais temas debatidos durante o 21º. encontro de líderes do mercado segurador, realizado na praia do forte, na bahia, nos últimos dias 25, 26 e 27 de fevereiro. para o presidente da confederação nacional de seguros gerais, previdência privada e vida, saúde suplementar e capitalização (cnseg), marcio coriolano, o objetivo do evento foi propor, não somente reflexões, mas também ações efetivas voltadas para a manutenção do desenvolvimento sustentado do setor nas próximas décadas. no primeiro dia de evento, durante o painel “o horizonte do brasil no século xxi”, a jornalista miriam leitão enfatizou que, diante de tanta imprevisibilidade nas rápidas mudanças do século 21, o momento é adequado para falarmos do futuro. para ela, esta é a hora de pensar no futuro. “quanto mais rápido soubermos para onde vamos, mais rápido chegaremos lá. pensar no futuro nos faz avaliar riscos e isso reduz as chances de fracasso e aumenta as chances de permanecer no sucesso”, afirmou. segundo ela, o brasil está prisioneiro do imediato. o presente virou um redemoinho que suga e o impede de crescer, avaliou. entre as mudanças do século 21, miriam destaca o perfil demográfico, o clima, que traz muitas catástrofes, e a tecnologia. “são temas que todos devem pensar, principalmente vocês que fazem parte do mercado segurador”, sugeriu. a palestrante destacou que toda e qualquer crise terá uma saída democrática, em razão de tudo que já foi construído. o brasil acertou muito ao longo das décadas, sempre construindo consensos. uma luta de duas décadas, com a conquista da democracia em 1985, a estabilização do real em 1994 e, em 2004, com a inclusão social.”, diz. “democracia, estabilidade e inclusão. foi isso que escolhemos e construímos. agora, estamos em busca do quarto consenso, mesmo no meio desta confusão que nos machuca e dói, mas que é parte da reconstrução”, comentou. já o painel “inovação – uma perspectiva para o mercado” abordou as influências das transformações tecnológicas no cotidiano do mercado segurador, sobretudo em relação à maneira como as empresas se relacionam com o consumidor. a vice-presidente do instituto americano de pesquisa gartner, belkis toledo, afirmou que, para continuarem relevantes, as seguradoras precisam “quebrar os modelos tradicionais de negócio”, contando com líderes que enxerguem a necessidade de mudança e estejam preparados e dispostos a isso. mesmo porque, se não o fizerem, outros o farão, como se evidencia ao observar os us$ 2,1 bilhões já investidos em startups de tecnologia da área de seguros. também integrante do painel, o advogado e jornalista, ronaldo lemos, lembrou que quando a internet surgiu, servia para conectar computadores. posteriormente, passou a conectar pessoas, como nas redes sociais. agora, entramos na era da internet das coisas, ou seja, da conexão de todo e qualquer objeto utilizado pelo homem. o mercado de seguros, a seu ver, precisa levar em consideração esse mudança de cenário para saber aproveitar bem as oportunidades trazidas pelas novas tecnologias. a última palestra do dia, proferida pelo presidente da sensedia, kleber bacilli, e mediada por alexandre leal, superintendente executivo técnico da cnseg, tratou sobre “ecossistemas digitais” e os impactos que as novas tecnologias têm nas empresas de todos os ramos, mesmo as maiores e mais ricas. no mundo das instituições financeiras, por exemplo, observou kleber, o que se vê é que estão sendo desafiados por pequenas startups desconhecidas que se tornam gigantes com o desenvolvimento de aplicativo que faça parte da “jornada digital da sociedade”. para se manterem relevantes, as empresas precisam ser mais ágeis e possuir um sistema de governança mais simplificado para lidar com projetos inovadores. “é preciso ser diferenciado e fazer a oferta no local certo, na hora certa e de forma totalmente personalizada”, concluiu bacilli. no segundo dia de palestras, o painel “pensando o futuro do seguro” apresentou as perspectivas para o setor diante dos desafios que se impõem nos cenários de defesa do consumidor, regulatório e da crescente judicialização dos conflitos entre empresas e segurados. a secretária da secretaria nacional do consumidor (senacon), juliana pereira, afirmou que é preciso trazer para a pauta a questão da resolução dos conflitos e a interação com outros agentes públicos, no caso, os órgãos reguladores. ela destacou que a senacon vem desenvolvendo diálogo permanente com a agência nacional de saúde suplementar (ans) e com a superintendência de seguros privados (susep), o que não ocorria tempos atrás. “se partirmos do pressuposto de que o órgão tem que dar respostas muito rápidas e precisas para os consumidores, nós conseguimos projetar o futuro da seguinte maneira: estabelecendo a formação de consensos e a resolução de problemas. temos que sair da superfície das questões. consenso e oportunidade. há uma oportunidade. o momento é de se despir dos preconceitos e buscar a melhor alternativa para a sociedade, encontrando um equilíbrio entre as duas partes”, enfatizou. o diretor-presidente da ans, josé carlos abrahão, que também compôs o painel, enfatizou que o principal objetivo do órgão regulador é aumentar o acesso dos beneficiários ao sistema, proporcionando uma atenção de qualidade, segura, com atendimento humanizado e sempre primando pela sustentabilidade, sobretudo a assistencial. “isso tudo com regulação e com princípios de governança e transparência, que tragam segurança jurídica para a sociedade como um todo. temos regulação já determinada, direitos do consumidor que foram adquiridos e devem ser respeitados. mas também temos que nos preparar para o diálogo. o diálogo é fundamental e temos que buscar a construção de um sistema que nos traga melhores de condições de atendimento, sempre atento ã questão tecnologia e da relação médico-paciente.” durante o mesmo painel, o superintendente da susep, roberto westenberger, ressaltou que, no curto prazo, o objetivo da autoridade do mercado segurador é a garantia da sua estabilidade de gestão. no cenário de médio prazo, disse ele, a prioridade é a criação de uma diretoria de conduta de mercado dentro da autarquia e, a longo prazo, prevê a existência do que ele chamou de “duas avenidas”: uma é a da tecnologia da informação (ti) como elemento auxiliar da atuação regulatória, conjugando demandas vindas de órgãos de defesa do consumidor e dos tribunais, por exemplo. a outra é, por meio da prática do big data, ter uma eficácia maior do controle regulatório. ainda no painel “pensando o futuro do seguro”, o ministro do superior tribunal de justiça, ricardo villas bôas cueva, destacou que a grande promessa, com impacto direto no seguro, é o novo código de processo civil. “o código traz um novo paradigma, que é o chamado ‘tribunal multiportas’. a ideia é que, com ele, se tragam questões efetivas e não meramente formais, privilegiando a mediação e a conciliação entre as partes, que passarão a ser obrigatórias. a conciliação passará a ser aplicada nas relações de consumo simples. a mediação, para as situações mais complexas. a promessa é de que se caminhe para desjudicialização, não somente em questão às relações com o mercado de seguros, mas com outros mercados também”, explicou. marcio coriolano, também integrante do painel, afirmou que o setor de seguros sente os efeitos da crise de forma retardada. o ciclo econômico se abate sobre as atividades que o seguro protege e as ondas vão se produzindo ao longo do tempo. “o país vem enfrentando uma crise recessiva há mais de dois anos, mas, em 2015, os efeitos passaram a ser sentidos pelo mercado. na saúde suplementar, 2015 foi o primeiro ano em que se observou um decréscimo no número de beneficiários, pois, como grande parte das empresas busca cobertura para seus empregados, com o aumento do desemprego, houve uma redução do numero de beneficiários.” para coriolano, o setor é resiliente, não só porque responde tardiamente aos ciclos, mas devido à preferência das pessoas pela proteção. e é exatamente este o momento de maior fragilidade do cidadão, quando se vê com incertezas, com insegurança, fora, ainda, a redução de renda. “eu já fui regulador e sei que o setor sempre foi palco de conflitos. primeiro, porque não existia esse ‘empoderamento’ do consumidor como há hoje. segundo, porque seguro é mesmo algo complexo”, afirmou coriolano. com o crescimento da renda no brasil, como nunca visto anteriormente, o consumidor passou a ter mais condições de exercer sua cidadania. agora, como lembrou o presidente da cnseg, tudo está “virando de cabeça para baixo novamente”, por força do enfraquecimento dos três pilares da economia: produto, renda e emprego. “e é exatamente nesse momento em que o consumidor mais precisa de proteção. e proteger o consumidor é proteger quem fornece o serviço”. marcio defende que precisamos ter uma regulação para momentos de crise, que proporcione melhores condições para quem provêm os serviços. “não é uma crítica, mas uma constatação: a regulação é muito baseada em estrutura. quando se regula o detalhe do detalhe, isso é o que trava”, concluiu. após o painel que pensou o futuro, o presente urgente foi tratado no painel sobre epidemias, particularmente sobre a epidemia do zika vírus, que alarma todo o mundo, contando com a participação do subsecretário da subsecretaria de vigilância em saúde do estado do rio de janeiro, alexandre chieppe, do médico e comentarista da globonews, luiz fernando correia. mediadora do debate, a presidente da federação de saúde suplementar (fenasaúde), solange beatriz palheiro mendes, norteou as discussões ao questionar os palestrantes sobre pontos importantes acerca do tema como a existência de kits de testes suficientes para suprir a demanda do país, o preparo dos laboratórios e se já estão claras as indicações para o exame do zika vírus. “e o cenário não é nada animador”, segundo chieppe, que afirmou vivermos uma emergência de saúde pública de interesse internacional, com possibilidade de pandemia. e entre os elementos agravantes estão a concentração de pessoas em áreas urbanas e até o aquecimento global, que amplia a área da presença do mosquito. outro grande aliado da doença, com capacidade de gerar grandes impactos, não só de saúde, mas também financeiros, é a desinformação. como exemplo, luiz fernando correia citou o caso dos testes de zika, que são muito caros e nem sempre alcançam os resultados desejados. entretanto, entre outros fatores, devido à pressão popular, as operadoras de planos de saúde deverão passar a ser obrigadas a oferecer o exame, enquanto esse recurso poderia ser melhor aplicado de outra forma. complementando a fala de luiz fernando, o subsecretário disse que “vivemos uma epidemia de testes e dengue, mas nem todos sabem, por exemplo, que o exame só pode dar positivo após o 7º dia de infecção e, eventualmente, necessita ser feito diversas vezes no mesmo paciente”. o último painel do 21º encontro de lideres teve a participação do cientista político fernando schuler, do economista gustavo franco, do presidente da fenaprevi, edson franco, do jornalista dony de nuccio e do ministro do supremo tribunal federal, luís roberto barroso, debatendo o atual cenário político e econômico, considerado por todos como, no mínimo, desafiador, e, no curto prazo, o quadro negativo da economia tende a seguir em razão da ausência de instrumentos na área fiscal que gerem mudanças céleres. por outro lado, o pessimismo deve se agravar pelos próximos meses, principalmente pela alta do desemprego. “esse movimento de desemprego está apenas começando”, alertou loyola. já no médio e longo prazo, a crise colocou em evidência as limitações estruturais sérias do país, como a baixa produtividade, os gargalos na infraestrutura e o custo de previdência. já, para o cientista político do insper, fernando schuler, o quadro político é ainda pior que o econômico, pois não há consenso de uma única agenda para o país. “uma das saídas é renovar a geração de líderes. atrair novos talentos. e para isso é preciso uma reforma política”, enfatizou. o ministro do supremo tribunal federal, luiz roberto barroso, concorda, citando que nas turmas acadêmicas onde leciona, nunca vê um aluno talentoso dizendo que pretende seguir carreira política. “estamos vivendo um momento difícil. temos crises política, econômica e de ética relevantes. esse conjunto leva a uma sensação devastadora de que não vamos sair do lugar”, disse o ministro. para ele, entretanto, que acredita que a cultura de tolerância com a corrupção está acabando, o desalento não terá sido em vão se estivermos construindo um país melhor. “na minha vida adoto dois princípios. enquanto não vier a bonança, faço o melhor que posso dentro do que me cabe, cumprindo o meu papel e sendo bom e correto, mesmo quando ninguém estiver olhando”, finalizou. sobre a cnseg a confederação nacional das empresas de seguros gerais, previdência privada e vida, saúde suplementar e capitalização (cnseg) elevou, em 2008, ao status de confederação a fenaseg (federação nacional das empresas de seguros privados e de capitalização. a cnseg conta em sua formação com a federação nacional de seguros gerais (fenseg), a federação nacional de previdência privada e vida (fenaprevi), a federação nacional de saúde suplementar (fenasaúde), e a federação nacional de capitalização (fenacap). a entidade representa o mercado perante o governo federal, a sociedade em geral e as entidades nacionais e internacionais. fonte:  cnseg
29/02/2016

Susep edita normas para seguradoras, resseguradoras e previdência complementar

 a superintendência de seguros privados (susep) publicou nesta segunda-feira, 29, no diário oficial da união (dou) quatro circulares voltados para o setor. a circular 526/2016 estabelece, entre outros, procedimentos relacionados com a instrução de processos de eleição, nomeação, destituição e renúncia de cargos em órgãos estatutários ou contratuais das sociedades seguradoras, de capitalização, resseguradoras locais, escritório de representação de resseguradores admitidos, entidades abertas de previdência complementar e corretoras de resseguros. a circular 527/2016 fixa procedimentos para obtenção de autorização prévia para instalação de escritório de representação, cadastramento, atualização cadastral e demais alterações de resseguradores admitidos e eventuais. os outros dois atos disciplinam aspectos sobre a autorização para funcionamento e alterações do controle societário das empresas. a circular 528/2016 traz procedimentos relacionados com a instrução de processos de autorização para funcionamento, alterações do controle societário, reorganização societária, aquisição ou expansão de participação qualificada, transferência de sede, entre outros, das corretoras de resseguros. já a circular 529/2016 define procedimentos relacionados com a constituição, autorização para funcionamento, alterações de controle societário, reorganização societária, aquisição ou expansão de participação qualificada, instalação, alteração ou encerramento de dependências e representações, cancelamento da autorização para funcionamento, aumento e redução do capital social e modificação do estatuto social, em todas as suas espécies, das sociedades seguradoras, de capitalização, resseguradoras locais e entidades abertas de previdência complementar (eapc). fonte: diário do grande abc
11/02/2016

Segurada da União recebe prêmio de capitalização

 a união seguradora, empresa do grupo aspecir, oferece além do seguro de vida um plano de capitalização vida flex. o segurado optando por este plano, concorre todos os sábados através da extração da loteria federal a uma premiação. a felizarda desta vez foi a senhora maria lourdes brito de jesus. o cheque foi entregue na sede da união seguradora pelas mãos do presidente milton amengual machado e do diretor comercial joão lock a senhora juveni schons, diretora da smj corretora de seguros na tarde desta quinta-feira. legenda: joão lock, juveni schons e milton machado
10/02/2016

Na crise, cresce o desafio de planejar a aposentadoria

 o ano de 2016 começou com uma série de notícias que deixaram os brasileiros temerosos. em tempos de crise e de instabilidade econômica, o desafio de planejar a aposentadoria torna-se ainda maior. o crescimento do desemprego e os altos índices de inflação têm provocado a redução da renda do brasileiro, o que pode afetar diretamente nos planos de quem sonha em aproveitar a vida depois de se entregar por tantos anos ao trabalho. “esse impacto se dá à medida que esses índices econômicos negativos acarretam a redução do poder de compra das pessoas, sobrando menos recursos para poupar e para aplicar em investimentos que garantam uma vida pós-trabalho tranquila”, explica erick herbert thau, economista da técnica finance advisory e sócio da salix group investimentos e participações s.a. com menos dinheiro no bolso, o tamanho da consciência e educação financeira de cada pessoa passam a ser fatores primordiais, que podem servir de motivador ou obstáculo ao planejamento rumo à aposentadoria. nesse sentido, o educador financeiro e diretor da abefin (associação brasileira de educadores financeiros) edward cláudio júnior cita dois perfis de comportamento. “há pessoas que pensam em investir ou mesmo que já estejam investindo na aposentadoria, mas que, ao sentir o aperto no orçamento, desistem de fazer aportes, à espera de dias melhores. e, do outro lado, estão os mais focados e que, por necessidade, escolhem eliminar outros gastos e até optam por reduzir, mas não deixar de fazer o aporte nos investimentos destinados a este fim, sabendo que o valor poderá fazer falta alguns anos à frente”.   definição de gastos para ambos os perfis, uma dúvida muito comum que surge em meio à crise é como definir a aplicação dos recursos, tanto para pagar as contas quanto para investir no futuro. de acordo com os especialistas, o primeiro passo para a tomada de decisão é saber em detalhes onde se gasta o que se recebe. essa ação representa um ponto fundamental no planejamento financeiro e pode fazer a diferença. edward cláudio júnior indica que o diagnóstico da vida financeira deve levar em conta um mês inteiro. “durante 30 dias, a pessoa deve anotar todos os seus ganhos e gastos, desde os menores valores, incluindo singelas compras e pagamentos de serviços, até os custos mais elevados, como um financiamento imobiliário, por exemplo. com os dados em mãos, fica mais fácil analisar item por item, evidenciar onde está indo o dinheiro e observar onde é possível reduzir para destinar a verba no planejamento da aposentadoria.” erick thau faz coro à importância desse diagnóstico e ressalta que, com ele, “fica mais fácil estabelecer um custo dentro de um patamar do qual seja possível priorizar os gastos de primeira necessidade e poupar, no mínimo, 15% do rendimento familiar mensal”. para ele, essa porcentagem mínima de reserva financeira dá tranquilidade não só para fins de aposentadoria como também para um eventual caso de perda de emprego e dificuldade de recolocação durante a turbulência econômica. fique atento à rentabilidade de cada fundo se poupar diante da instabilidade pela qual passa o país é difícil, decidir onde aplicar os recursos é igualmente complexo, ainda mais com a agitação do mercado financeiro. no planejamento para a aposentadoria, a previdência privada aparece como uma das opções. para o economista erick thau, “embora não seja a mais rentável, trata-se de um método de poupança forçada, como uma despesa fixa, de modo que a pessoa não acabe por usar o recurso para outros fins”. no entanto, ela não deve ser considerada como única via de investimento. na opinião de gilberto miyamoto, consultor financeiro e diretor executivo da consultoria miyamoto e cia, o ideal é que as pessoas busquem diversificar os investimentos. “isso reduz riscos e tende a aumentar a rentabilidade da carteira ao longo do prazo. uma das sugestões é investir em títulos de renda fixa ou indexados à inflação por meio do tesouro direto”, explica. o economista edward cláudio júnior concorda e orienta que o investimento a ser escolhido deve estar atrelado ao prazo da realização do objetivo. para um prazo de mais de dez anos, por exemplo, a aplicação em títulos do tesouro direto é mesmo uma opção interessante. “tem taxas menores do que as existentes nos planos previdenciários privados, que cobram taxas de carregamento e de administração, o que faz consumir uma quantia relevante do investimento. e isso, no longo prazo, faz grande diferença de rentabilidade”, esclarece. fonte: portal previdência total por denis dana
08/01/2016

Grupo Aspecir participa de homenagem ao Batalhão de Suez

 o monumento que evoca a participação dos 1.150 soldados gaúchos das forças armadas da onu na faixa de gaza entre 1957 e 1967 foi inaugurado nesta sexta-feira, 08 de janeiro de 2016, no largo dos açorianos, em porto alegre. entre as entidades que viabilizaram o projeto da associação brasileira de integrantes do batalhão suez do estado do rio grande do sul está o grupo aspecir, cujo o nome junto ao do presidente milton machado está gravado na placa de agradecimento. presentes ao evento, representado o grupo, estiveram o diretor júlio machado e maurício dória da aspecir previdência. o monumento em forma de pirâmide, carrega em uma de suas quatro faces toda a história da missão. nas demais, os nomes de todos os soldados gaúchos que estiveram envolvidos e, no vértice superior, um globo em aço inoxidável, que traz as cores da onu e um capacete. também compõe o monumento uma base de concreto que sustenta um conjunto de cinco bandeiras e contempla três placas de agradecimento aos colaboradores, onde está gravado o nome do grupo aspecir e do presidente milton machado. o monumento é uma homenagem que tem por objetivo manter viva a importância da primeira experiência histórica das forças armadas brasileiras em missão de paz da onu.      
06/01/2016

Seis fatores para o sucesso da precificação de seguros

 diferentemente de outros segmentos de mercado, onde o preço de um produto pode, por exemplo, ser calculado com base nos custos da matéria-prima, custos operacionais e margem de lucro, as seguradoras dependem fortemente de dados históricos e do perfil do cliente para, a partir de análises refinadas, modelagem preditiva e cálculos atuarias, definir regras, prever o comportamento futuro, avaliar riscos e otimizar o preço para cada cliente.   face a um mercado altamente competitivo, a estratégia de precificação também deve assegurar a performance de cada modelo preditivo, ao longo do tempo, de forma a garantir sua eficácia. a aplicação de modelos estatísticos e atuariais complexos, normalmente aderentes ao processo de precificação, como glm e árvores de decisão, esbarra na complexidade de serem operacionalizados através de sistemas que requerem suas transformações em tabelas, o que pode comprometer a eficácia dos modelos. além disso, outro fator que não pode ser desprezado é a capacidade de ser ágil na efetivação de uma mudança da política de precificação.   diante deste cenário, seguradoras têm buscado implementar plataformas de precificação que estejam alinhadas a uma estratégia de sucesso e que, essencialmente, devem incluir:   integração e gestão de dados: a quantidade e a qualidade dos dados disponíveis podem determinar o sucesso, ou não, de um processo de precificação. dados do perfil do cliente (demografia, preferências, histórico de sinistros e reclamações, histórico financeiro, etc), dados do mercado (informações da concorrência, estratégias de precificação), e dados de outras fontes (como bureaus de créditos integrados em tempo real) agregam valor à precificação. gerir estes dados e disponibilizá-los no momento certo é o primeiro passo para uma precificação de sucesso.   inteligência analítica em tempo real: a simples exploração e visualização dos dados através de softwares analíticos podem ajudar as seguradoras a refinar suas análises, avaliar riscos e definir regras e políticas aplicáveis à precificação. por outro lado, são os modelos preditivos e cálculos atuariais que, ao permitirem prever o comportamento futuro de um cliente e determinar suas propensões a compra, cancelamentos, sinistros, risco de crédito e a fraudes, reforçam o poder da inteligência analítica sem serem limitados pelas construções de tabelas de aplicações. tornar toda esta inteligência disponível para uso dinâmico e em tempo real, permitindo a personalização e a definição do melhor preço do seguro para cada cliente, é um grande diferencial competitivo.   otimização de preços: além dos diferentes tipos de dados e da inteligência analítica utilizados em um processo de precificação tradicional, é possível considerar restrições e objetivos de negócios para, a partir da otimização de preços, aumentar a rentabilidade de forma inteligente. embora o conceito da otimização de preços seja relativamente novo no segmento de seguros no brasil, ele tem sido usado há alguns anos em outros segmentos de mercado e permite a simulação de cenários onde recursos, restrições específicas de negócio e propensões de cada cliente são considerados, de forma a aumentar a precisão da precificação, ponderando objetivos específicos e maximizando os resultados econômicos. para uma seguradora é importante ter a homogeneização dos riscos e o processo de otimização facilita essa tarefa, avaliando as perdas e ganhos, em vários níveis de segmentação, para evitar uma indesejada concentração de riscos.    gestão e monitoramento dos modelos analíticos: a falta da governança dos modelos utilizados no processo de precificação pode comprometer a vantagem competitiva obtida com a inteligência analítica. manter em operação modelos de baixo desempenho e que reflitam uma situação passada pode resultar em projeções imprecisas e induzir a erros na precificação. a visibilidade e gestão do ciclo de vida analítico, além do monitoramento de cada modelo de forma automatizada em um processo unificado, asseguram que os modelos em operação estejam atualizados e desempenhando conforme o esperado.    time-to-market: a disponibilidade de dados, de modelos analíticos atualizados e preços otimizados não garantem o sucesso de um processo de precificação. para responder a um mercado cada vez mais exigente, uma plataforma de precificação deve ser suficientemente flexível durante a configuração das regras e políticas de negócio e permitir a agilidade necessária na efetivação de uma mudança de regra de forma a não comprometer a operação e atender à crescente demanda de um mercado altamente competitivo.   mesa de decisão: a automatização das decisões e dos cálculos é crucial para se obter o máximo do ganho, precificando corretamente o risco. porém, para alguns casos, uma decisão manual é a melhor alternativa para entender corretamente a necessidade do cliente ou para se identificar um caso anômalo. é necessário contar com uma plataforma que facilite o entendimento dos casos pelos analistas, por meio de informações cruciais, gráficos, redes de relacionamento, links externos e georreferenciamento, além de outras funcionalidades para se tomar a melhor decisão.   em um segmento de mercado onde o preço é um diferencial chave, uma seguradora com uma plataforma de precificação que contemple estes seis fatores certamente está à frente na busca da garantia do sucesso e da rentabilidade de seu negócio. fonte: portal nacional de seguros

A forma simples e eficaz de fidelizar segurados


09/01/2019
Em novo artigo publicado no blog da TEx, o fundador e CEO da insurtech, Omar Ajame, traz dicas para o corretor encantar e fidelizar seus clientes. No texto, ele lembra que o atendimento ao segurado é decisivo e determinante para o êxito ou não de uma proposta comercial.

“Corretores que atendem com agilidade, prestam informações relevantes e surpreendem o cliente têm tudo para chegar ao nível máximo de eficiência comercial, o encantamento”, destaca.

De acordo com o CEO da TEx, o ponto de partida é conhecer bem o cliente. Ajame lembra que, em plena era digital, não faz mais sentido enviar propostas genéricas ou com informações distantes demais da realidade de quem as recebe.

“Para elaborar uma proposta irrecusável, é preciso se antecipar às objeções do potencial cliente por meio das informações. Se for pessoa física, além dos dados socioeconômicos básicos, como idade, estado civil e renda mensal, é interessante também estar a par do que acontece no bairro em que ele mora.

Enviar estatísticas sobre índices de roubos (se a proposta for de seguro automotivo) ajuda, e quanto mais detalhada for, melhor”, ensina o empresário, que ainda completa:

“No caso das empresas, obter informações corporativas pode ser mais difícil, o que não significa que você não possa se cercar de informações úteis.

Por exemplo, mostrar o quanto um seguro contra roubos de cargas pode ajudar a economizar em regiões com índices elevados de sinistros é uma forma de tornar a proposta irrecusável.

As estatísticas sobre roubos estão disponíveis na web, basta uma rápida pesquisa para ter os números”.

Omar Ajame cita ainda como pontos fundamentais para encantar e fidelizar clientes pontos como: seguir um roteiro, design e informações completas.

“Seja transparente, informe o que precisar e não omita nada que seja importante. Nada pior para um corretor do que um cliente que sabe por outras fontes algo que você deveria informar em uma proposta comercial”, alerta o fundador da TEx.

FONTE: CQCS | Ivan Netto

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