10/11/2017

Urbim, uma vida dedicada ao Mercado Segurador

 nesta sexta-feira, 10 de novembro, o grupo aspecir e a união seguradora receberam em sua sede a marrocos corretora de seguros para homenagear o sr. nilton jair carlos urbim que completa 70 anos de vida no dia 11 de novembro e 50 anos de mercado segurador. na ocasião, o presidente milton machado do grupo aspecir entregou ao sr. urbim uma placa salientando a perseverança, honestidade e credibilidade desses anos de dedicação ao mercado segurador. o sr. urbim que chegou a porto alegre já fazem 50 anos, disse se sentir muito agradecido por chegar até aqui rodeado de amigos. “quero agradecer a todos vocês de coração, estou muito lisonjeado com a homenagem”. presentes ao evento: o presidente milton machado, carlos alfredo radanovitsck, o diretor júlio machado e maurício dória do grupo aspecir, o diretor comercial joão carlos lock e marco rocha da união seguradora, o homenageado nilton jair carlos urbim e diovani b. urbim da marrocos corretora de seguros.
08/11/2017

Planeje o seu futuro

 é planejando que se constrói um futuro tranquilo. confira as dicas do pastor martin dreher para fazer a sua previdência.
30/10/2017

Troféu JRS – 15 anos

 a grande festa do troféu jrs, ocorreu na sexta-feira, dia 27 de outubro. mais de 1 mil convidados prestigiaram os grandes homenageados, que representam o setor segurador como um todo. ao todo, 48 troféus foram concedidos pela comissão organizadora dos 15 anos do troféu jrs. o grupo aspecir, um dos homenageados, prestigiou o evento com a presença do presidente milton machado, da diretora terezinha domingues de oliveira, da área jurídica carlos alfredo radanovitsck, da área técnica antônio nazario coutinho e na área comercial: fábio ribas, ilton manique machado, samantha valle, joão lock, marco rocha, janete roque, maurício dória, patrícia de oliveira, vanessa borges, cacilda belles e renata ribeiro.   
30/10/2017

Eventos marcam os 500 anos da Reforma Luterana em Porto Alegre e Santa Rosa

 na capital, um espetáculo lotou o auditório araújo vianna na noite deste sábado. na cidade do noroeste gaúcho, centenas de pessoas comemoraram a data no domingo. fonte: g1 rs celebração religiosa reuniu cerca de 2 mil pessoas em santa rosa (foto: reprodução/rbs tv) os 500 anos da reforma protestante foram celebrados em eventos realizados em porto alegre e em santa rosa. na capital, um espetáculo lotou o auditório araujo vianna na noite deste sábado (28). na cidade do noroeste gaúcho, centenas de pessoas comemoraram a data no domingo (29). os primeiros luteranos, ou protestantes, chegaram ao rio grande do sul com os imigrantes alemães em 1824. do vale do sinos, se espalharam de norte a sul. "vieram com um perspectiva que a própria reforma traz, de transformação da realidade social e cultural a partir do trabalho", diz o vice-reitor da ulbra e doutor em história, ricardo rieth. estrelada pelo ator gaúcho werner schunemann, uma microssérie na internet conta os passos da reforma luterana. sobre os eventos no evento realizado em porto alegre, o público acompanhou a representação da vida e das ideias de martinho lutero com músicos, luzes e acrobatas. o pastor edgar lemke exaltou o trabalho realizado pelo religioso. "ele teve a facilidade de dizer que essa fé não fica só na direção vertical, mas também em relação às pessoas", disse. em santa rosa, uma caminhada reuniu cerca de 600 pessoas nas principais ruas da cidade. mensagens foram usadas para recontar a história escrita por lutero em 1517. mais tarde, uma celebração religiosa reuniu mais de 2 mil pessoas no parque de exposições. durante todo o dia, oficinas foram realizadas para proporcionar conhecimento aos fieis. "estamos construindo essa relação de trabalho que mostra o trabalho que a igreja tem na grande região nossa", diz o coordenador da associação regional de educação, desenvolvimento e pesquisa (arede), ademir amaral.
19/10/2017

Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama

  o dia mundial de combate ao câncer de mama é celebrado em 19 de outubro, mês que ficou conhecido como outubro rosa, através de uma campanha para conscientização das mulheres sobre a importância da realização do exame de mama, que possibilita um tratamento mais eficiente, pois facilita a descoberta da doença logo no estágio inicial. o rosa é utilizado no laço que simboliza o combate contra o câncer de mama. o grupo aspecir participa dessa já consolidada campanha de combate ao câncer de mama e este ano, além da decoração e do lacinho rosa usado por suas colaboradoras, recebeu em sua sede o projeto «dia da beleza», parceria da mary kay e do imama - instituto da mama do rio grande do sul. o «dia da beleza» foi realizado ontem, 18 de outubro, na sede do grupo aspecir. trata-se de uma sessão onde as colaboradoras tiveram a oportunidade de receber orientações sobre o câncer de mama, cuidados com a pele e dicas de auto maquiagem, o que realça a imagem pessoal e profissional, levantando a autoestima. o projeto também oferece desconto nos produtos de beleza para aquelas que fizerem a mamografia, incentivando as mulheres a realizarem o exame preventivo. neste sentido, o imama participa do projeto buscando a conscientização da sociedade gaúcha acerca da importância dos cuidados com a saúde da mama, enfatizando a necessidade da detecção precoce do câncer de mama para maiores chances de cura, além de qualidade e agilidade em todos os processos da rede de atenção à saúde da mama. o grupo aspecir que trabalha com previdência e seguros, acredita que é sempre muito importante a prevenção. e é assim que a empresa pensa o futuro.
02/10/2017

Destaques do Mercado de Seguros de Vida e Previdência

 o clube de seguros de vida e benefícios (cvg-rs) realizou em porto alegre na noite do dia 29 de setembro a sua tradicional premiação do mercado de seguros do rio grande do sul. neste evento, são escolhidos as personalidades e entidades que se destacaram ao longo do ano. este ano, a festa contou com a presença de quase 500 pessoas, entre eles corretores, gerentes, diretores e demais executivos do mercado. o grupo aspecir foi representado pelo diretor comercial da união seguradora joão carlos lock, o gerente da área técnica antônio coutinho e os comerciais da aspecir previdência ilton manique, maurício dória e fábio ribas. confira os vencedores de cada categoria: seguradora: icatu executivo: alberto muller corretor pf/pj: solaris prestador de serviços: mirador entidade: sincor-rs comercial: cristiane marina além destes, houve ainda uma homenagem, por seus importantes serviços prestados para o mercado de seguros, para a anaps e também como personalidade do ano para “caburé”.
23/09/2017

Insurtechs: o impacto das plataformas de negócios no setor de seguros

  modelos de negócios baseados em plataformas disruptivas como uber e airbnb estão chegando ao mercado segurador fonte: alexandre salema, administradores.com com tantas inovações acontecendo, é preciso olhar para o futuro como uma bússola, no sentido de nos orientar ao melhor caminho para os negócios. algumas empresas ainda têm dificuldade em abrir mão de certos valores e crenças, o que as mantêm aprisionadas ao passado. essa inércia abre espaço para que os inovadores lancem-se à frente, provocando uma revolução no mercado. plataformas de negócios como uber, airbnb e netflix, por exemplo, chegaram para mudar a regra do jogo. enquanto a empresa tradicional foca em atividades que, através de uma cadeia de valor, entrega um produto ou um serviço para o cliente, o modelo de negócios baseado em tecnologia e mobilidade conecta participantes em um ecossistema que gera valor para ambos os lados. os exemplos clássicos desse modelo são a uber, plataforma que conecta motoristas a pessoas que precisam de transporte privado sob demanda e a airbnb, que conecta hóspedes a donos de imóveis disponíveis para hospedagem. ambos impactaram fortemente seus mercados em todos os países em que atuam. pouco a pouco, modelos de negócios baseados em plataformas atingem outras indústrias, inclusive no segmento de seguros, onde grandes companhias ainda resistem à mudança de processos e determinam um ritmo naturalmente mais conservador. mas as inovações de caráter disruptivo também alcançaram este setor por meio das insurtechs, startups que unem o mercado de seguros aos benefícios da tecnologia, apresentando novos modelos de negócios para as seguradoras. a grande questão é: as empresas líderes do mercado segurador estão observando esse movimento com a atenção devida? estão de alguma forma preparando-se e colocando-se em posição para ditar essa mudança ou assistem de forma passiva a chegada dessas inovações? toda plataforma de negócio bem sucedida surge a partir de uma dor e no segmento de seguros isso não é diferente. estamos falando sobre um segmento que atua sob regulação de mercado e que depende sempre de um intermediário para relacionar-se com o cliente, entre outras complexidades. para abraçar esse caminho da inovação apontado pelas insurtechs será preciso superar grandes desafios. na questão da regulação, hoje o susep é responsável pelo controle e fiscalização do setor de seguros, previdência privada aberta, capitalização e resseguro e suas regras precisariam ser revistas para que as plataformas pudessem atuar. por outro lado, as grandes companhias do segmento, certamente resistirão a qualquer mudança que possam impactá-las, assim como acontece hoje com os taxistas e o uber e seus concorrentes. no entanto, o fato do mercado de seguros hoje precisar da figura do intermediário para gerir muitos processos, pode impulsionar o uso da plataforma, facilitando a interface com o cliente. uma insurtech poderia inovar e desenvolver uma plataforma para agilizar a comunicação entre seguradoras e clientes. também no que tange a regulação de sinistros, o modelo de insurtech é capaz de desenvolver uma plataforma para permitir a intermediação de seguradoras e reguladores de sinistro. hoje, as reguladoras atuam em conjunto com as seguradoras, entretanto, é preciso que se restrinjam apenas à regulação. por meio de uma plataforma de negócios, as seguradoras enviariam o sinistro para que um regulador pudesse atuar. pode ser que as seguradoras não sintam-se confortáveis e seguras ao passar um sinistro diretamente para o regulador, já que o modelo atual exige um contrato que garante a qualidade do serviço das reguladoras. mas, o processo de disrupção passa pela quebra de paradigmas. no modelo das plataformas, que valoriza a pontuação do serviço prestado, acontece uma seleção natural de players. os profissionais que prestam serviços medianos ou ruins são excluídos do processo. é assim que já funciona na uber, airbnb e em outras plataformas. os benefícios também serão percebidos de forma mais acentuada na diminuição dos custos dos serviços, à medida que a plataforma cria um processo mais leve e menos dispendioso, comparado a uma grande empresa. é fato que as mudanças acontecerão. agora cabe às empresas optarem por definir essas transformações e serem protagonistas ou ficarem em uma posição arriscada, como meros observadores.
22/09/2017

Susep vai regulamentar seguro funeral

 a susep colocou em consulta pública minuta de resolução do cnsp que vai alterar as regras de funcionamento e os critérios para operação do seguro funeral. os interessados poderão encaminhar seus comentários e sugestões até o dia 18 de outubro, por meio de mensagem eletrônica dirigida ao endereço cgcom.rj@susep.gov.br ou copep.rj@susep.gov.br. a minuta está disponível no site da autarquia. pelo texto dessa minuta, as mudanças têm o objetivo de garantir aos beneficiários uma indenização limitada ao valor do capital segurado contratado, na forma de reembolso de despesas ou de prestação de serviços, desde que relacionados à realização do funeral, no caso de ocorrência de morte do segurado principal ou dos dependentes. assim, as coberturas do seguro funeral poderão abranger o reembolso de despesas ou a prestação dos seguintes serviços: transporte do corpo até o local da residência, caso o falecimento tenha se dado em lugar diverso; tratamento das formalidades para liberação do corpo; registro de óbito em cartório; atendimento e organização do funeral; sepultamento; cremação; e outros serviços que estejam diretamente arrolados ao funeral. os nomes das coberturas devem estar diretamente relacionados aos objetivos das mesmas, não devendo induzir os segurados ao erro quanto à abrangência do risco coberto. além disso, as coberturas somente podem prever o oferecimento de prestação de serviços ou de reembolso de despesas que estejam rigorosamente relacionadas ao funeral do segurado. nos casos de reembolso, o beneficiário poderá optar por prestadores de serviço à sua livre escolha, desde que legalmente habilitados, sendo reembolsado pelas despesas efetuadas até o limite máximo do capital segurado contratado. quando se tratar de prestação de serviço, a seguradora deverá manter telefone gratuito de assistência ao segurado, disponível 24 horas, o qual deverá constar, em destaque na apólice, no certificado individual ou no bilhete, conforme o caso. em caso de impossibilidade de contato, por qualquer razão, com o telefone gratuito disponibilizado pela seguradora, e/ou na impossibilidade da utilização da rede de serviços autorizada, o beneficiário poderá optar por prestadores de serviço à sua livre escolha, desde que legalmente habilitados, sendo reembolsado pelas despesas efetuadas até o limite máximo do capital segurado contratado. a contratação deverá ser efetivada por meio de preenchimento e assinatura pelo proponente de proposta de contratação, no caso de planos individuais, e proposta de adesão, no caso de planos coletivos, exceto quando a contratação se der por meio de bilhete. as condições contratuais deverão especificar, em destaque e de forma clara e precisa, os riscos cobertos e excluídos, as franquias e carências, se houver, e as situações passíveis de perda de direitos. quando houver coberturas que garantam o reembolso de despesas deverão ser especificadas, com clareza, todas as despesas cobertas e as não cobertas pelo plano de seguro. a denominação “seguro funeral”, bem como a utilização de quaisquer outros termos técnicos especificamente relacionados a contratos de seguros, são exclusivos para operações realizadas por seguradoras, devidamente autorizadas a operar em seguro de pessoas no brasil. as seguradoras poderão estabelecer contrato com empresas que prestam serviços funerários, ficando estas últimas na condição de suas prestadoras de serviços. contudo, o risco inerente ao negócio de seguros deverá ser administrado pelas seguradoras e não repassado para as prestadoras de serviço. para ofertar e promover planos de seguros, em nome da seguradora, as prestadoras de serviços funerários deverão, obrigatoriamente e previamente ao início das operações, estabelecer contrato na condição de representante de seguros, nos termos estabelecidos em norma específica. é expressamente vedado às funerárias a atuação como estipulante ou subestipulante de seguros. esse veto não se aplica apenas aos empregadores que estipulem seguro em favor de seus empregados. fonte: c q c s
22/09/2017

Blockchain: ameaça ou oportunidade no mercado de seguros?

 especialistas debatem os impactos da tecnologia no setor durante o 11º insurance service meeting o blockchain já é considerada por muitos uma revolução silenciosa, mas só o tempo vai dizer se essa tenologia será avassalora ou não para a economia digital. o presente e o futuro desta ferramenta e o impacto que ela pode causar no mercado de seguros foram debatidos na palestra sobre blockchain, realizada no 11º insurance service meeting, paralelamente à 8ª conseguro, com a participação de mario robredo, gerente sênior de inovação e novos negócios banking da indra; paulo kurpan, superintendente executivo de negócios da cnseg; e marcio alexandre malfatti, sócio da pimentel e associados advogados. a moderação foi feita por fabio leme, vice-presidente técnico da *** seguros. blockchain (na tradução livre “cadeia de blocos”) são bases de registros e dados distribuídos e compartilhados, que têm a função de criar um índice global para todas as transações que ocorrem em um determinado mercado. funciona como o livro-razão da contabilidade, só que de forma pública, compartilhada e universal, com base no consenso e confiança entre as pessoas, sobre todas as informações, saldos e transações. a tecnologia possibilita as movimentações feitas com moedas digitais (bitcoins ou criptomoedas), ao validar as transações financeiras. trata-se de uma ferramenta que faz com que as trocas monetárias sejam descentralizadas, transparentes e disponíveis para a conferência pública, diminuindo os riscos de fraudes e sem a necessidade de um banco central para a análise dos dados. mas o que isso pode significar para os setores da economia, incluindo o de seguros? mudanças drásticas nas relações comerciais e sociais. mario robredo explicou: "o blockchain permite aprimorar serviços e produtos no mercado de seguros, aperfeiçoando o relacionamento entre empresas e clientes e oferecendo mais rapidez e agilidade nos processos. por esse motivo, pode gerar uma redução de custos e também dos riscos que envolvem a operação de seguros". segundo mario, o blockchain tem potencial disruptivo, pois é capaz de combinar diversas tecnologias. "pode ser utilizado pelo celular, é composto por moedas digitais e está associada à tecnologia bancária. é a peça que faltava na economia digital", opinou. a aplicação do blockchain no mercado de seguros pode ser feita nos processos de sinistros – do aviso ao pagamento; ou para a análise do seguro e dos riscos que envolvem a admissão da apólice. sobre a inserção dessa tecnologia no dia a dia das seguradoras, paulo kurpan afirma que não vê isso acontecendo a curto prazo. "estamos vivendo um momento de transição, no universo das possibilidades. o blockchain traz ameaças e oportunidades para o mercado de seguros. o bom é que o nosso setor está em linha com o que está acontecendo no mundo. a cnseg está atenta às inovações que têm surgido e já promovemos ações específicas junto a startups", ressaltou kurpan. para marcio alexandre malfatti, o blockchain pode funcionar de maneira efetiva em contratos cujas interpretações sejam simples. "para tudo que tiver apenas duas possibilidades de respostas, 'sim' ou 'não', essa tecnologia funciona maravilhosamente bem, pois as regras de contrato nesse sistema são explícitas. o problema é quando há o 'se não ou o 'se sim', ou seja, situações em que existem interpretações complexas, o que gera a necessidade de uma assistência jurídica e regulatória para auxiliar empresas e consumidores. neste caso, só a tencnologia não basta". malfatti não tem dúvidas sobre o impacto que o blockchian pode causar na área jurídica das seguradoras. "quem reclama da rapidez de liminares no segmento de saúde, o faz por ainda não conhecer o potencial do blockchain", disse, arrancando risos da plateia. o impacto das novas tecnologias no mercado de trabalho também foi abordado pelos participantes. na avaliação de robredo, as inovações ameaçam somente profissionais com baixa qualificação. "há uma ideia unânime de que as inovações digitais acabam com os empregos. ela extingue alguns e, ao mesmo tempo, criam muitos outros". malfatti discordou: "o blockchain poderá eliminar o trabalho de muitas pessoas qualificadas". fonte: cnseg

As principais tendências e expectativas de crescimento do mercado de seguros para 2019


08/02/2019
Os últimos meses de 2018 serviram para deixar as empresas do setor de seguros otimistas para o ano que acabou de começar. Tudo isso motivado pela recuperação no crescimento da economia, o que aumenta a confiança dos empresários e melhora as perspectivas na retomada de investimentos nos serviços oferecidos pelas seguradoras de todo país.

De acordo com os números apresentados pelo Boletim do Banco Central, a previsão para este ano é de crescimento do PIB em torno de 2,5%, quase o dobro dos números alcançados no ano passado. Esse crescimento afeta diretamente toda a cadeia produtiva e de serviços, inclusive o mercado de seguros, pois com a economia mais saudável, as empresas tendem a retomar todo tipo de investimento.

Os planos de saúde corporativos refletem diretamente esse crescimento, pois com a economia se recuperando, as taxas de desemprego diminuem e o número de beneficiários desse serviço aumentam, justamente pelo fato de que os principais contratantes são as próprias empresas.

Para Rogério Walmor Cervi, Presidente da REP seguros, as expectativas são muito boas para o decorrer do ano: "estamos investindo no crescimento sustentável da empresa, projetamos aumento no nosso quadro de funcionários. Crescemos 27% no ano de 2018 e pretendemos seguir o nosso planejamento estratégico de crescimento e expansão."

E um dos fatores que gera esse otimismo e valoriza ainda mais a retomada do desenvolvimento é o histórico de crescimento do setor de seguros nos últimos anos, que ano após ano apresenta um índice médio 4 vezes maior que o percentual do PIB.

Já referente às tendências e novidades do mercado de seguros, a previsão é de aumentar cada vez mais a utilização de novas tecnologias nos processos e no oferecimento de serviços de seguros. Felipe Weiler Cervi, Vice-Presidente Comercial, mostra como isso já está presente e complementa: "A REP Seguros investe nas tecnologias para oferecer mais agilidade para seus clientes, contudo, acreditamos que estar ao lado do cliente é fundamental. Com os fornecedores (Seguradoras e Resseguradoras) funciona no mesmo sentido, buscamos estar sempre presente no dia a dia para exposição dos riscos e trazendo uma personalização para os serviços." Assim, a inovação surge como uma forma de complementar a oferta de produtos, diminuindo a burocracia, otimizando e melhorando a qualidade dos atendimentos, e barateando os custos do serviço.

Um dos pontos que promete evoluir com a implementação de novas tecnologias é a análise de perfis dos clientes, por parte das seguradoras. Essa análise é uma forma de definir os valores das apólices e, com o uso destas análises de comportamento mais aprofundadas, tende a resultar em cotações com taxas mais bem definidas e assertivas no perfil de cada indivíduo.

Mostrando como as expectativas para 2019 são interessantes para o mercado de seguros, empresas já estão se movimentando e iniciando o ano em expansão, como afirma César Dioni Costa, Vice-Presidente da REP Seguros: "Neste mês de janeiro inauguramos nossa filial em Chapecó, firmando mais uma vez com o compromisso que temos com nossos clientes do Oeste Catarinense, Gaúcho e Paranaense. Temos certeza que o nosso trabalho, que é altamente técnico, terá ainda mais aderência nas empresas destas localidades. E que essa decisão estratégica tende a fazer com que todas as tendências e expectativas de crescimento se tornem realidade."
O mercado segurador nacional passa realmente por um momento de recuperação, o que traz uma expectativa de resultados promissores, colocando o Brasil novamente como um país com potencial de crescimento e perfeito para investir.

A REP Seguros é uma seguradora especialista em encontrar soluções inovadoras para clientes corporativos e clientes físicos, oferecendo um serviço personalizado no gerenciamento de riscos, em seguros de garantias, transportes nacionais e internacionais, responsabilidade civil, seguros de vida e saúde, e demais serviços securitários.

Fonte: Website: http://www.repseguros.com.br

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