14/01/2019

Calendário de pagamento do Seguro DPVAT já está disponível na internet

 o pagamento segue o calendário do ipva de cada estado o calendário de pagamento do seguro de danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre (seguro dpvat) já está disponível para proprietários de veículos de todo o país no site da seguradora líder, no qual o boleto pode ser gerado. a líder é responsável pela administração desse seguro obrigatório, que deve ser pago uma vez por ano para obtenção do licenciamento do veículo. se não pagar, o proprietário perde o direito ao seguro em caso de acidente, se for o condutor do veículo no momento da ocorrência, mas os demais envolvidos permanecem cobertos. o prêmio deve ser quitado junto ao vencimento da cota única ou da primeira parcela do imposto sobre propriedade de veículos automotores (ipva), nos bancos bradesco, caixa, santander, itaú e banco do brasil. deságio de acordo com resolução do conselho nacional de seguros privados, em dezembro do ano passado, foi aprovada redução média de 63,3% no valor do dpvat para 2019. o valor da redução dpende do tipo de veículo. automóveis particulares e táxis, por exemplo, terão o dpvat reduzido em 71%. a tarifa será de r$ 16,21 para automóveis particulares. para motocicletas, responsáveis pela maioria dos acidentes de trânsito atendidos pelo seguro dpvat, o valor do prêmio chega a r$ 84,58. da mesma forma que ocorreu no ano passado, o seguro dpvat não poderá ser parcelado para nenhuma categoria de motoristas. os valores são válidos para todo o país. dúvidas podem ser esclarecidas na central de atendimento da seguradora líder no número 4020 1596 (regiões metropolitanas) ou 0800 022 12 04 (outras regiões). o serviço de atendimento ao consumidor (sac) pode ser acessado no número 0800 022 8189, 24 horas por dia. cobertura o seguro dpvat cobre qualquer cidadão acidentado no brasil, seja motorista, passageiro ou pedestre. são oferecidos três tipos de cobertura: morte (r$ 13.500), invalidez permanente (até r$ 13.500) e reembolso de despesas médicas e hospitalares da rede privada de saúde (até r$ 2.700). a proteção é assegurada por um período de até três anos. do total de recursos arrecadados pelo seguro dpvat, 50% são destinados à união, dos quais 45% vão para o sistema único de saúde (sus), visando ao custeio da assistência médico-hospitalar às vítimas de acidentes de trânsito; e 5% vão para o departamento nacional de trânsito (denatran), para investimento em programas de educação e prevenção de acidentes de trânsito. os 50% restantes são reservados para despesas, reservas e pagamento de indenizações. fonte: agência brasil por nádia franco
14/01/2019

Proposta de previdência híbrida pode ser boa solução

 muito da discussão sobre a reforma da previdência está calcada na elevação da idade mínima para aposentadoria, mas há outras questões importantes no processo. um cálculo típico... pessoas ficam indignadas ao calcular o quanto contribuíram (indivíduo e empresa) para a previdência e, ao fazerem a correção por alguma aplicação financeira típica, concluem que poderiam sim, se aposentar sem maiores ônus ao sistema. ... para modelos de capitalização ... essa conta considera um sistema previdenciário de capitalização, tendo como característica principal a individualidade, em que cada segurado contribui para o seu próprio benefício futuro. ..., mas o nosso é de repartição... ocorre que nosso sistema previdenciário não é por capitalização e sim por repartição cuja característica principal é a solidariedade entre os segurados do sistema. ... onde ativo paga para inativo isso significa que trabalhadores na ativa contribuem para o pagamento dos segurados em inatividade. e vale lembrar que ... a previdência social é um seguro aos trabalhadores para garantir sua subsistência em caso de incapacidade ou aposentadoria, ou seja, aposentadoria é uma das atribuições da previdência, mas não a única. ... há outros gastos também compete à previdência social a cobertura dos eventos de doença, invalidez, morte seguro-desemprego, pagamento de salário-família, auxílio-reclusão e pensão por morte do segurado. a conta não fecha ... a soma da arrecadação mostra que é insustentável esse modelo quando se considera tempo de contribuição e tempo de usufruto, em razão do aumenta na expectativa de vida. ... e a readequação é fundamental daí a necessidade de uma reforma que aumente o tempo de arrecadação, restringindo por consequência, o tempo de usufruto, o que significa elevar a idade para a obtenção da aposentadoria. um regime híbrido... e aqui a proposta. o governo estuda uma reforma que deve incluir um sistema de contas individuais, ou seja, um modelo híbrido entre regime de repartição e regime de capitalização. .. que já é praticado... esta sistemática não é novidade e já é adotada para aos servidores públicos federais que ingressaram a partir de 2013. ... e funciona assim ele paga até o teto do inss (próximo a r$ 5.839,00 em 2019) e se desejar uma aposentadoria com valor superior ao teto, adere a uma previdência complementar específica, com uma conta individual capitalizada. a proposta em estudo... haveria, portanto, uma contribuição compulsória a um regime de repartição até determinado valor e, acima dele, um sistema de capitalização com contas individuais. ... gera desconfianças, mas ... há justa desconfiança por parte de muitos quanto a essa alternativa ser somente um modelo para beneficiar fundos de previdência privada. ... traz uma alternativa ... mas, em vez destes recursos serem administrados por entidades privadas, a proposta é que o cidadão teria acesso a sua conta individual com arbítrio para aplicações em títulos públicos. ... bastante interessante além disso contaria com os mesmos benefícios tributários concedidos aos fundos de pensão e pgbl (plano gerador de benefícios livres). vejamos os próximos capítulos. fonte: folha de londrina por dr. marcos j. g. rambalducci, economista e professor na utfpr
14/01/2019

Aposentadoria dos militares: como ela é diferente da previdência do restante da população?

 alberto dos santos cruz, também já defendeu essa posição publicamente. além do presidente – que é capitão reformado do exército – e do vice, o general hamilton mourão, o alto escalão do governo bolsonaro tem seis cargos ocupados por militares. a reforma dos sistemas de aposentaria no brasil é considerada um tema essencial para o governo, sem a qual será difícil sanar as contas públicas. e a inclusão ou não dos militares na mudança tem sido tema polêmico desde o governo anterior, quando o presidente michel temer excluiu os militares de sua proposta de reforma. mas afinal, quais diferenças entre a aposentadoria dos militares e dos civis? crescimento da dívida entre 2017 e 2018, o déficit de gastos com seguridade social dos militares fora da ativa subiu mais que o do inss e mais que o sistema de servidores públicos, de acordo com dados oficiais. o rombo com a aposentadoria dos militares foi de 35,9 bilhões para 40,54% bilhões (até novembro de 2018), um aumento de 12,5%. o déficit para 2019 está projetado em r$ 43,3 bilhões, de acordo com dados da proposta orçamentária para esse ano. esse valor é 47,7% dos r$ 90 bilhões de déficit previdenciário do setor público. enquanto isso, o déficit do inss cresceu 7,4% entre 2017 e 2018, e o dos funcionários públicos da união cresceu 5,22% no mesmo período. o ministério da defesa afirma que os valores o rombo o sistema de seguridade social dos militares inativos foi de 35,9 bilhões em 2017 para 40,5 bilhões até novembro de 2018, um aumento de 12,5% – maior do que o do inss e do que o sistema de servidores públicos a equipe econômica do governo de jair bolsonaro (psl) planeja enviar em fevereiro uma proposta consolidada de reforma da previdência ao congresso, segundo o novo ministro da economia, paulo guedes. ao que tudo indica, no entanto, os militares devem ficar de fora da reforma – ou ter regras diferentes. o novo comandante do exército, general edson pujol, por exemplo, disse que as forças armadas não devem ser incluídas na reforma, e o novo dirigente da marinha defendeu o sistema diferenciado de aposentadoria militar. o ministro-chefe da secretaria de governo, carlos referentes aos militares inativos não se tratam de "despesa previdenciária". portanto, o gasto projetado de r$ 43,3 bilhões não pode ser entendido como "déficit previdenciário". a média de valores das aposentadorias e os tetos também são diferentes. militares reformados e da reserva ganham em média r$ 13,7 mil por mês. funcionários públicos da união ganham em média r$ 9 mil e quem se aposenta pelo inss custa em média r$ 1,8 mil por mês para a previdência – com grandes discrepâncias entre quem recebe mais e quem recebe menos. na previdência social, para trabalhadores do setor privado, o teto atual da aposentadoria é de r$ 5.645. já um militar que vai para a reserva não possui um limite máximo para os valores recebidos. em tese, ele está sujeito ao teto constitucional, equivalente ao salário de ministros do stf, reajustado recentemente para r$ 39,3 mil. contribuição os militares brasileiros não estão vinculados à previdência social (o regime rgps — regime geral de previdência social —, administrado pelo inss) nem ao sistema previdenciário próprio dos funcionários públicos, o rpps (regime próprio de previdência social). eles têm um sistema próprio de seguridade após saírem da ativa, e as muitas diferenças entre o sistema militar e o sistema de previdência civil são resultado de uma grande diferença conceitual. o entendimento jurídico que se tem em relação à saída dos militares da ativa, hoje, é que eles na verdade não se aposentam, passam para a reserva e, a partir de certa idade, são reformados, explica o professor luís eduardo afonso, especialista em previdência da usp (universidade de são paulo). na reserva, eles podem ser chamados em caso de guerra — o que na prática não costuma acontecer, já que o brasil não convoca reservistas para um conflito desde a segunda guerra mundial (1939-1945). então, o que o militar recebe tecnicamente não é entendido como um benefício previdenciário, é entendido como um salário – mesmo que na prática ele esteja inativo. por isso, os militares na ativa não fazem contribuições para suas aposentadorias, apenas para pensões, que vão para dependentes em caso de infortúnios. "na prática, o que acontece é que toda a sociedade está pagando pela aposentadoria dos militares. é uma alocação de recursos que não é adequada", afirma luís eduardo afonso. "acho que é algo que a gente precisa repensar, já que estamos discutindo benefícios e custos para todos os setores da sociedade." a contribuição de um civil para o inss é de 11% do salário bruto. já a única contribuição feita por militares, para pensões, é de 7,5% — que pode subir para 9% se o militar tiver ingressado antes de 2001 e quiser manter o benefício de pensão vitalícia para filhas não casadas. só o exército tinha, no início do ano, mais de 67.600 filhas de militares recebendo um total de r$ 407 milhões por mês — o que dá um valor de mais de r$ 5 bilhões por ano. a aeronáutica e a marinha não divulgam os valores, apesar de se tratarem de dados públicos. no total, são mais de 110 mil filhas de militares recebendo pensões. o ministério da defesa afirma que a contribuição para pensões é feita "desde o início da carreira até o falecimento", "sem que haja qualquer tipo de contribuição patronal da união". no entanto, ela não é suficiente para cobrir todas as despesas com pensões — devem ser gastos r$ 21,2 bilhões com as pensões em 2019, segundo a pasta. desse valor, r$ 3,2 bilhões serão cobertos pelas contribuições, deixando um déficit de r$ 18 bilhões. carreira diferente a lógica por trás da discrepância é que a carreira militar requer condições especiais, já que a categoria tem algumas restrições. enquanto estão na ativa, militares não têm direito a greve nem a horas extras e não recolhem fgts, além de não terem direito a adicionais noturnos e de periculosidade. "obviamente, há diferenças. é uma carreira com muitas especificidades, com mais riscos, em que, se a pessoa sair, as condições são diferentes", explica o professor luís eduardo afonso. no entanto, segundo afonso e outros especialistas em previdência, os benefícios para os militares aposentados no brasil acabam pesando muito mais nas contas e ultrapassando os concedidos em outros países, como o reino unido e os estados unidos. "a diferença entre a previdência dos militares e o setor privado [qualquer pessoa que aposente pela previdência social] no brasil é muito grande e muito diferente de outros países", afirma o professor de direito jorge cavalcanti boucinhas, da escola de administração de empresas da fgv. "a necessidade de levar em consideração as especificidades do serviço militar não pode ser usada para justificar privilégios." "é questão conceitual: todos os países estão envelhecendo e isso nos obriga a uma preparação e exige um esforço maior de custeio de toda sociedade — incluindo os militares", afirma afonso. "e isso não significa deixar de levar em consideração as peculiaridades da carreira." a questão da idade a legislação atual permite que os militares brasileiros se aposentem com salário integral após 30 anos de serviço, sem idade mínima. no setor público a idade mínima é de 55 anos para mulheres e 60 para homens. hoje, não há idade mínima para quem se aposenta por tempo de contribuição no inss. na reforma da previdência proposta por temer, se estabeleceria um limite mínimo de 65 anos para homens e 62 para mulheres – tanto paulo guedes quanto mourão já demonstraram concordar com essa idade, embora o presidente já tenha falado em limites menores. "temos um sistema previdenciário que gera muitas desigualdades. e para alguns regimes, a previdência é muito generosa, permitindo aposentadorias com valores muito elevados e idade relativamente baixa", afirma o professor luís eduardo afonso. em um relatório de 2017, o tcu (tribunal de contas da união) afirma que mais da metade (55%) dos membros das forças armadas no brasil se aposentam entre os 45 e os 50 anos de idade. segundo o professor boucinhas, da fgv, os militares também são afetados pela questão demográfica que se usa para justificar as reformas na previdência da iniciativa privada. ou seja, o envelhecimento da população e o fato das pessoas estarem envelhecendo com mais saúde também deve ter um reflexo para os militares na reserva. o ministério da defesa diz que "tem discutido a questão internamente e com representantes dos demais órgãos do governo". mas, segundo a pasta, "as atividades desempenhadas pelas forças armadas requerem de seus membros vigor físico compatível". "o aumento da idade mínima provocaria um envelhecimento inevitável da tropa" e resultaria na "redução da capacidade operacional das forças". no entanto, os analistas não concordam com essa visão. "o grande argumento, inclusive do presidente, é que o militar velho não pode estar na ativa", afirma boucinhas. "mas isso já evoluiu muito. hoje, alguém com 60 anos pode ser absolutamente ativo — afinal, quanto mais alta a patente, menor a chance de ele estar na linha de frente." segundo ele, há muitos cargos de comando e inteligência que um militar mais velho poderia ocupar. reformas no brasil, a remuneração dos militares na reserva e as pensões de militares são regidas por uma série de legislações que vêm desde os anos 1960 — a última alteração foi por meio de uma medida provisória em 2001. o benefício vitalício pra filhas não casadas foi extinto em 2001, portanto, quem entrou após essa data nas forças armadas não tem mais esse direito. mas o governo deve continuar pagando pensões para filhas de militares pelo menos até 2060, quando ainda devem estar vivas as filhas dos últimos militares que tiveram direito ao benefício. o ministério da defesa afirma que "algumas medidas têm sido avaliadas com o intuito de reduzir o déficit das pensões militares, com a ampliação do rol de contribuintes (contribuição obrigatória inclusive por parte das próprias pensionistas) e avaliação das condições de elegibilidade". a pasta também cita a reforma de 2001 como parte dos "esforços impetrados pelas forças armadas" para a redução de gastos. a mudança não alterou as outras possibilidades de pensão. viúvas e viúvos de militares continuam recebendo pensão integral, assim como dependentes de até 21 anos. para os analistas, mesmo levando em conta as suas especificidades, a carreira militar no brasil precisa ser repensada com urgência. "quando mais se retardar isso, mais vamos sobrecarregar os trabalhadores da iniciativa privada com os ônus", afirma boucinhas. "como dizia o (um dos criadores do plano real) gustavo franco, todo privilégio vira imposto." segundo o ministério, a falta de direitos remuneratórios (como o fgts) "rende anualmente à união uma economia da ordem de r$ 23 bilhões, valor equivalente às despesas com militares inativos. em outras palavras, significa dizer que a economia gerada pela ausência de direitos remuneratórios para os militares ativos em serviço é transferida para o pagamento de inativos." apesar de afirmar que o sistema atualmente é "autossustentável", o ministério da defesa diz que "tem conduzido estudos no intuito de aperfeiçoar o sistema de proteção social dos militares, visando, no que couber, a redução de gastos, sem provocar danos colaterais que possam comprometer o cumprimento da missão constitucional das forças armadas". no entanto, não há uma data para seu envio ao congresso. "os estudos já estão em fase bem avançada, porém, em função da complexidade e a constante evolução dos acontecimentos, não podem ser entendidos como um produto acabado", afirma o ministério. fonte: bbc news brasil
14/01/2019

Novos investidores do Tesouro Direto triplicam com taxa zero de bancos

 depois de os grandes bancos zerarem as taxas para aplicação no tesouro direto no segundo semestre do ano passado, o número de novos investidores no programa de compra e venda de títulos do governo federal praticamente triplicou de lá para cá. a banrisul corretora, no rio grande do sul, zerou a taxa na virada de 2018 para 2019, na trilha de concorrentes e para não perder aplicadores. o volume de novos aplicadores, que andava estacionado em 11 mil ao mês há pelo menos dez meses consecutivos, saltou para perto de 32 mil em setembro, imediatamente após o anúncio em massa das instituições financeiras. os bancos isentaram as taxas de administração dos aportes dentro da plataforma do tesouro direto, uma prática que já era adotada pelas corretoras independentes e, na avaliação dos especialistas, tido como um dos principais atrativos até então para a expansão da base de investidores nessas plataformas. em setembro, mês em que itaú, santander e banco do brasil anunciaram a isenção nas taxas (o bradesco foi o primeiro a aderir à onda, em junho de 2018), foram veiculados comerciais na tv e na internet sobre a medida. com isso, segundo o tesouro direto, o número de novos investidores ativos mensais bateu recorde histórico de 31.911 e se manteve, na média, na casa de 29 mil novos aplicadores até novembro, último mês que consta com divulgação por parte do governo. segundo o gerente da plataforma, paulo marques, a publicidade feita pelas instituições financeiras impulsionou a procura pelo produto. "a forte divulgação do tesouro direto em setembro fez com que a procura fosse generalizada, mesmo nas corretoras que já não cobravam taxas", afirma. ele acredita que, como indicam dados preliminares de dezembro e janeiro, que mostram uma forte demanda do público, o número de investidores ativos no tesouro direto deve superar em breve o número de quem aposta na bolsa. segundo dado de novembro, 752 mil pessoas aplicavam recursos no programa, frente a 810 mil na b3, em dezembro. "os custos ficaram ainda menores para se investir em títulos públicos. quando o investidor conhece o produto, que entrega boa rentabilidade e é o mais seguro do mercado, ele muda de referência quando vai procurar outras aplicações de renda fixa", afirma. outra boa notícia deve atrair ainda mais investidores nos próximos meses, segundo marques. em dezembro, a taxa de custódia, obrigatória e cobrada pela b3, caiu de 0,30% para 0,25% ao ano. segundo cálculos do coordenador do laboratório de finanças do insper, michael viriato, a economia com as taxas pode ser relevante no longo prazo. considerando um investidor que aporte mensalmente r$ 100 em um título público com uma rentabilidade de 9% ao ano, antes das reduções - com uma taxa de 0,5% da instituição financeira e uma custódia de 0,3% da b3 -, ele acumularia r$ 339.847 mil em 40 anos. com apenas os 0,25% atualmente cobrados, o acúmulo seria de r$ 394.220 no mesmo período, uma diferença de r$ 54.373. o movimento de alta na procura pelos papéis também foi reforçado pela rentabilidade atrativa dos títulos durante o período eleitoral. com a variação nas taxas de juros de mercado no período, alguns títulos públicos chegaram a superar o desempenho do ibovespa em 2018. viriato acredita que o salto no número de investidores tenha relação direta com a rentabilidade que eles apresentaram no período. segundo ele, os ganhos expressivos podem ter gerado um "boca a boca" entre os investidores, levando um aumento na procura pelos títulos.   jornal do comércio (https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/economia/2019/01/665341-novos-investidores-do-tesouro-direto-triplicam-com-taxa-zero-de-bancos.html)
14/01/2019

Dólar sobe com cautela sobre desaceleração da China e com previdência no radar

 o dólar é negociado em alta no mercado doméstico na manhã desta segunda-feira (14). os ativos locais se ajustam ao dólar forte no exterior frente euro, libra e a maioria das moedas de países emergentes e exportadores de commodities, em reação à desaceleração da economia chinesa. essa preocupação é realimentada pela queda nas importações e nas exportações da china em dezembro. o petróleo segue em baixa pela segunda sessão seguida e também pesa nesses ajustes. além disso, o superávit comercial chinês recorde com os estados unidos em 2018 deve influenciar nas negociações entre eua e china, que devem ter mais uma rodada de discussões no fim de janeiro. às 9h41min desta segunda, o dólar à vista subia 0,40%, a r$ 3,7283. o dólar futuro para fevereiro estava em alta de 0,44%, a r$ 3,7315. além da china, estão no radar externo também a paralisação parcial do governo dos estados unidos, que entra nesta segunda no 24º dia, e o processo de saída do reino unido da união europeia, o brexit, com a votação da proposta de acordo do executivo pelo parlamento nesta terça-feira (15). no cenário local, a reforma da previdência segue no centro das atenções. o ministro-chefe da casa civil, onyx lorenzoni, realiza uma reunião preliminar da equipe antes do texto da reforma ser levado ao presidente jair bolsonaro nesta semana. embora não afete os negócios, operadores do mercado comentam nas mesas o tom de deboche do vídeo divulgado no fim de semana em que o ex-assessor de flávio bolsonaro (psl) fabrício queiroz aparece dançando com a esposa e a filha no hospital albert einstein, em são paulo. queiroz faltou duas vezes a depoimentos marcados no ministério público alegando motivos de saúde. segundo o conselho de controle de atividades financeiras (coaf), queiroz fez movimentações bancárias atípicas, tendo movimentado r$ 1,2 milhão entre janeiro de 2016 e de 2017 e recebido depósitos de assessores de flávio bolsonaro. no fim da manhã desta segunda-feira, o banco central realiza mais uma tranche da rolagem do vencimento de swap cambial de fevereiro, com oferta de 13.400 contratos de swap cambial, equivalente a us$ 670 milhões (11h30min).   jornal do comércio (https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/economia/2019/01/665325-dolar-sobe-com-cautela-sobre-desaceleracao-da-china-e-com-previdencia-no-radar.html)  
14/01/2019

Inflação para terceira idade fecha 2018 com alta de 4,75%

 a inflação sentida pela população idosa acelerou o ritmo de alta de 0,69% no terceiro trimestre de 2018 para 0,80% no quarto trimestre, informou a fundação getulio vargas (fgv) na manhã desta segunda-feira (14). o índice de preços ao consumidor da terceira idade (ipc-3i), que mede a variação da cesta de consumo de famílias majoritariamente compostas por indivíduos com mais de 60 anos de idade, acumulou uma alta de 4,75% no ano de 2018. com o resultado, a variação de preços percebida pela terceira idade ficou acima da taxa de 4,32% acumulada no ano passado pelo índice de preços ao consumidor - brasil (ipc-br), que apura a inflação média percebida pelas famílias com renda mensal entre um e 33 salários mínimos. no quarto trimestre de 2018, três das oito classes de despesa do ipc-3i registraram taxas de variação mais elevadas do que no terceiro trimestre. a principal contribuição para a aceleração da inflação do idoso partiu do grupo alimentação, que passou de uma queda de preços de 1,57% no terceiro trimestre para um avanço de 3,49% no último trimestre do ano. as hortaliças e legumes subiram 52,48% no quarto trimestre, depois de uma queda de 31,93% registrada no terceiro trimestre. os demais aumentos ocorreram nos grupos vestuário (de -0,55% para 1,46%) e educação, leitura e recreação (de 2,21% para 2,85%), sob influência de itens como roupas (de -1,01% para 1,73%) e passagem aérea (de 19,60% para 30,61%). na direção oposta, as taxas foram mais baixas nos grupos habitação (de 1,74% para -0,89%), transportes (de 0,73% para -0,20%), saúde e cuidados pessoais (de 1,20% para 1,14%) e despesas diversas (de 0,66% para 0,31%). os itens de destaque foram tarifa de eletricidade residencial (de 5,27% para -8,12%), gasolina (de 1,79% para -4,92%), medicamentos em geral (de 0,47% para 0,17%) e cigarros (de 2,63% para 0,04%). o grupo comunicação repetiu no quarto trimestre a alta de 0,22% verificada no trimestre anterior, sob impacto dos pacotes de telefonia fixa e internet (de -0,18% para 1,26%) e da mensalidade para tv por assinatura (0,99% para 0,22%).   jornal do comércio (https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/economia/2019/01/665321-inflacao-para-terceira-idade-fecha-2018-com-alta-de-4-75.html)
11/01/2019

Recado para o brasileiro repensar a sua aposentadoria

 regime de capitalização proposto por paulo guedes exigirá planejamento de longo prazo à classe média este conteúdo foi produzido pelo sistema jornal do commercio de comunicação. para compartilhar, use o link https://jconline.ne10.uol.com.br/canal/economia/nacional/noticia/2019/01/10/recado-para-o-brasileiro-repensar-a-sua-aposentadoria-368263.php
11/01/2019

Uma alternativa para os desafios da aposentadoria

  muito comum e amplamente utilizados nos eua, estes fundos representam 20% do patrimônio dos planos de contribuição definida no mercado americano. fundos data alvo: uma alternativa para os desafios da aposentadoria fonte: infomoney veja mais em: https://www.infomoney.com.br/onde-investir/previdencia/noticia/7863830/fundos-data-alvo-uma-alternativa-para-os-desafios-da-aposentadoria fundos data alvo: uma alternativa para os desafios da aposentadoria - infomoney
11/01/2019

Onde cotar seguro viagem com bons preços; dicas práticas

  todo mundo sempre fala como é importante viajar com um seguro, já que nunca sabemos o que poderá acontecer durante os dias longe de casa. entretanto, nem todos sabem onde cotar seguro viagem com bons preços nem como escolher o que mais combina com o seu perfil de viajante. por isso, neste post vamos dar algumas dicas para ajudar nesta decisão. | por que fazer um seguro antes de pensar onde cotar seguro viagem, é bom lembrar a importância de se fazer um seguro. sempre brinco que seguro é aquele tipo de coisa que nós adquirimos, mas que nunca queremos usar. só que quando necessário fará toda a diferença. quem viaja para a europa deve saber que em praticamente todos os países é obrigatório entrar com um seguro viagem. caso não tenha e seja solicitado, o viajante terá que fazer na hora e pagará bem mais caro por isso. de toda forma, independente de ser ou não obrigatório, é muito importante viajar com um seguro. a gente nunca sabe o que pode acontecer enquanto estamos viajando. o rafa aqui do blog foi passar uns dias no chile e visitou o valle nevado. ele resolveu esquiar na pista infantil, levou um tombou e fraturou a coluna. se ele não tivesse feito um seguro viagem, ele teria gastado uma fortuna. precisou até de helicóptero para ir ao hospital em santiago. o valor do seguro não é tão alto e fará toda a diferença se for necessário. dito tudo isso, vamos falar agora sobre onde cotar o seguro viagem. | onde cotar seguro viagem com a imensidão de operadoras, fica difícil decidir onde cotar seguro viagem. por isso, a nossa dica é usar um buscador que una as principais delas e que seja fácil de fazer o comparativo entre os diferentes tipos de seguro. nós sempre usamos e indicamos a seguros promo. o site é muito fácil de navegar. é só entrar, colocar alguns dados como a data da viagem e o local e pronto. aparecerá uma lista com diversas operadoras, tipos de planos e preços. o mais legal é que dá para comparar os diferentes tipos de seguro na mesma tela. assim, fica fácil de visualizar o que cada um oferece. preste bem atenção no tipo de viagem que você fará. por exemplo, se você for praticar esportes radicais, lembre-se de ver se o seguro cobre isso. gestantes também devem ficar atentas, já que nem todos os seguros cobrem gestação e alguns valores podem ser bem altos. de acordo com o site truven health, por exemplo, um parto nos estados unidos pode sair por us$ 50 mil e um exame de ultrassom pode chegar a us$ 1600. outra dica importante é tentar descobrir os preços cobrados por médicos e hospitais no destino que você irá para saber se o valor da cobertura será suficiente. onde cotar seguro viagem com bons preços (foto via shutterstock) | como conseguir desconto no seguro depois de escolher o seu seguro na seguros promo, lembre-se de utilizar o nosso cupom essemundoenosso5 para ganhar 5% de desconto no valor final. entre agora mesmo no site, faça a sua cotação e use o cupom. se você tiver com bastante tempo de antecedência para a viagem, escolha pagar com boleto bancário. assim, você ganhará mais 5% de desconto.

O acordão da Previdência


12/04/2019

Como uma espécie de Davos à brasileira, o 18º Fórum do LIDE reuniu, de forma inédita, governadores, parlamentares, empresários e o Executivo para fecharem questão em torno de mudanças na aposentadoria, no maior pacto federativo já visto sobre o tema. Agora é possível que a Reforma saia de uma vez do papel

O ministro Paulo Guedes e o presidente da Câmara Rodrigo Maia tocam instrumentos diferentes na sinfonia do poder, mas nada impede que atuem na mesma orquestra quando a partitura interessa a todos. No caso, a tão decantada e ainda aguardada Reforma da Previdência. Semanas a fio, de uns tempos para cá, os dois estão compondo, afinados, a banda de articulações que tenta a aprovação da proposta, ainda no primeiro semestre se tudo correr bem. Marcam quase todos os dias conversas fechadas nos gabinetes do Parlamento e do ministério para acertar pontos ainda pendentes. Seguem juntos para conversas com as bancadas dos partidos e com públicos e plateias os mais variados. Tratam de ajustes pontuais no texto e no calhamaço de estatísticas para chegar ao número mágico pretendido de uma economia na casa de R$ 1 trilhão em dez anos.
E trocam elogios mútuos quando se referem à disposição do interlocutor para aceitar sugestões. Viraram, por assim dizer, verso e emenda do mesmo refrão. Na semana passada, os dois e mais o presidente do Senado David Alcolumbre – que também dá corda à cantilena da Reforma – além de portentos empresariais, ministros, congressistas e seis governadores se reuniram em um encontro tão representativo como inequívoco na demonstração de força e sintonia em torno do tema. Na 18º edição do Fórum Empresarial do LIDE, dessa vez realizado em Campos do Jordão, interior de São Paulo – com um formato e dinâmica que lembram em muito as conferências globais de Davos -, todos pareciam sinceramente ávidos por enfrentar o impossível para chegar lá (ou, pelo menos, o aparentemente impossível, dado que sai governo, entra governo, ninguém consegue emplacar a ideia) com uma espécie de bloco coeso de apoio, integrado por camadas de diversos setores comprometidos com a retomada econômica. Foi um ponto de inflexão importante nessa trajetória de idas e vindas daquela que é, de fato, a principal pauta lançada sobre as mesas de deputados e senadores neste ano. Até aqui não havia ocorrido ainda uma reunião tão ampla e diversificada de agentes envolvidos com a reforma. Na batuta da mobilização, o governador de São Paulo, João Doria, funcionou ali como uma espécie de intermediador de interesses, sem tomar lados, uma vez que o intuito geral era o de fechar a agenda comum pelo engajamento para ajudar no rito da aprovação. “Não há mais o que esperar, o Brasil precisa o quanto antes dessa reforma, o recado ficou claro e vamos trabalhar em conjunto por ela. Articulem-se, sejamos todos ativos nessa direção”, convocou Doria, que há quase duas décadas idealizou os fóruns anuais (ainda organizados pelo grupo que leva o seu nome e do qual se desligou desde que entrou para a política, deixando a direção a cargo de uma banca de profissionais). De uns tempos para cá, no comando da máquina paulista, Doria procurou ser uma espécie de fiador de entendimentos nesse sentido, se esforçando como poucos para reunir, inclusive na própria casa, vários dos personagens da complexa negociação. Foi assim na semana passada quando recepcionou o vice-presidente General Mourão e sugeriu alguns encontros entre ele e os governadores dos demais Estados para ouvir as necessidades de cada um, e ao receber também o presidente do Supremo Tribunal, Dias Toffoli, que reagiu entusiasmado ao convite: “estou há 10 anos no STF e nunca ninguém me chamou para uma conversa como essa e o senhor faz isso justo no momento mais decisivo do País”, disse ao anfitrião. No ponto alto das rodadas de tratativas que entabulou pela reforma, Doria resolveu falar a respeito tanto com o presidente Bolsonaro como com o deputado Maia para aparar arestas, tal qual um bombeiro que percebe a fumaça a tempo de controlar o incêndio. É um trabalho de diplomacia que vem fazendo a diferença. No Fórum de Campos, ele dobrou a aposta. Lá, de certa forma, estavam colocados inúmeros papeis estratégicos disponíveis a cada um dos participantes para o sarau de negociações. Para quem viu de fora foi possível alimentar razoável otimismo sobre a costura de saídas para o impasse previdenciário. Basta compreender a função dos protagonistas daqueles tête-à-tête e a dimensão de um encontro como o de Campos, quando esses senhores reservaram o final de semana para juntos debater e firmar denominadores comuns.
“Não há mais o que esperar. O Brasil precisa o quanto antes dessa reforma” João Doria, governador de São Paulo
Existiam diferenças? Claro. Incontornáveis? O desenrolar do evento acabou demonstrando que não. Lado a lado, sem intermediários, os participantes acabaram por fechar convergências em vários aspectos. E isso fez toda diferença na evolução dos ânimos quanto à entrega ao País de uma reforma verdadeiramente eficaz. O clima de hostilidade de outras ocasiões foi superado e análises consistentes sobre crise fiscal, reorientação de receitas e passos complementares na área das privatizações e do ajuste no Sistema “S” pontificaram sem maiores resistências. Os governadores, por exemplo, estão muitos deles em situações calamitosas de caixa. Não sabem como seguir um ano sequer a mais com o atual quadro de vinculações orçamentárias para a rubrica das pensões, bem mais salgadas no campo da atividade pública se comparadas às da iniciativa privada. Deram ali esse testemunho e reforçaram a carga de pressão sobre os representantes do Legislativo presentes. Prefeitos, deputados e senadores que foram ao Fórum, dentre os quais Antonio Carlos Magalhães Neto, de Salvador, e Nelson Marchezan, de Porto Alegre, repisaram o alerta da inanição dramática de verbas nas respectivas regiões para bancar o compromisso. Cada uma das vozes serviu de caixa de ressonância direta sobre os feitores da costura do projeto, dispostos de maneira genuína a escutar e ajustar excessos.
Ministros como o responsável pela pasta da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, trouxeram sua contribuição mostrando os esforços em andamento para a recomposição de receitas. Freitas listou um balanço de leilões que repassaram, dentre outras estruturas, inúmeros terminais portuários, ferroviários e aeroportos. No total, em 60 dias, 23 ativos mudaram de mãos, do Estado para a iniciativa privada, gerando resultados bilionários que vão ajudar no resgate da saúde financeira da União. Longe dali, até a ala militar, através dos generais Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança, e Eduardo Villas Bôas, ex-comandante-geral do Exército, saíram em busca de apoio para as mudanças nas aposentadorias e serviram de promotores do tema em convescote no final de semana com um grupo de governadores liderados por Ronaldo Caiado, de Goiás. Caiado esteve ainda no pelotão dos participantes do Fórum.

Um pacto federativo

Mas vamos nos ater aos principais protagonistas dessa espécie de pacto federativo que ocorreu durante as rodadas de Campos – e não se pode chamar de outra coisa uma sinalização conjunta de ideias em torno da Reforma. Maia e Guedes exerceram no encontro a condição de maestros da pacificação. Por mais que opositores e críticos do Governo tentem desmerecer o escopo do projeto, a dupla de seus defensores tem acertado não apenas no diagnóstico da crise como na receita para saná-la. Tal qual padarias mal administradas, o Tesouro Nacional mergulhou há muito tempo no vermelho e já teria ido à falência se estivesse no ramo comercial – principalmente devido aos desembolsos descomunais que realiza para arcar com a Previdência, na casa dos R$ 720 bilhões ao ano. Os arautos da reforma estão juntos conversando com os interlocutores para demonstrar por A mais B que o único jeito de consertar a situação e evitar o desfecho trágico passa por uma reformulação completa do sistema de gastos sob essa rubrica. “Tenho a minha absoluta tranquilidade, fora dos ruídos aqui e ali, quanto à dinâmica maior dos eventos. Para mim é claro que a continuar nessa marcha estaremos indo para a desordem da forma mais organizada que já vi”, alertou Guedes ainda na sexta-feira 05 a uma plateia de atentos ouvintes. “As pessoas estão irritadas e ansiosas porque vivemos uma crise há quase cinco anos e precisamos da reforma para mudar esse estado de coisas”, reforçou Maia. Os dois estão pedindo ao Congresso celeridade. Essa é uma providência habitualmente perseguida pelos governantes, mas a missão de cobrá-la e negociá-la foi tão mal recebida pelo mandatário que ambos decidiram tomar a frente do processo. Diga-se de passagem que os brasileiros acompanham desde o início, com certa sofreguidão, o desenrolar dos acordos. Em um primeiro momento majoritariamente contra a perda de benefícios perceberam que seriam os principais prejudicados, ou no mínimo seus filhos, pela falta de uma solução estrutural. A história revelou que, a rigor, a curva de contribuintes e de beneficiários se inverteu dramaticamente com o avanço da população idosa – fenômeno que, por aqui, assumiu contornos de calamidade na equação. O resultado a que se chegou, com risco de calote generalizado dos pagamentos em até três ou quatro anos, pode ter contribuído para a mudança dos humores da população a favor de um ajuste. Pesquisa da XP Investimentos divulgada recentemente mostrou que 65% dos entrevistados se colocam agora a favor da reforma. O aval serviu de senha para que o ministro Guedes tomasse novo fôlego após o bombardeio de ataques que sofreu da bancada do atraso na Câmara. Ah, as contradições da democracia! Se há 15 dias Guedes perdeu a paciência com um auditório dominado por arrivistas que o exauriram em seis horas de depoimento, nas apresentações de Campos, logo após, ele teve que seguidamente interromper as mesmas explicações em virtude dos aplausos de convertidos, inebriados com a clareza dos argumentos. Dois públicos, duas reações absolutamente distintas. A soma das sessões lhe dá ainda assim um quórum altamente favorável à cruzada que empreende. De Posto Ypiranga a “tchutchuca”, Tigrão ou czar da economia, Guedes conheceu todos os mimosos epítetos com que o brindaram na trajetória de andarilho atrás de votos pela Previdência, mas segue indiferente, talvez porque costuma colocar a causa acima dos contratempos. Disse isso em Campos: “vou me irritar com o que? Tem uma minoria que fica batendo bumbo, problema deles.
“As pessoas estão ansiosas e irritadas porque vivemos uma crise há quase cinco anos e precisamos da reforma para mudar esse estado de coisas” Rodrigo Maia, presidente da Câmara
A minha expectativa da classe política é a melhor possível, a construtividade do Maia, do Doria e de muitos outros reforça a minha convicção de não recuar. Sem recuo e sem rendição”, estabeleceu o ministro. Seu companheiro de batalha, Rodrigo Maia, que compartilha da mesma fama de pavio curto, sempre com uma resposta na ponta da língua, tem um pé cautelosamente atrás e o outro lado a lado com o de Guedes. “Perdi a condição de cumprir um papel de articulador porque fui mal compreendido, mas se a gente quer reformar o Estado precisamos agora de um pacto onde a Previdência é o primeiro item”, afirma. Maia tem surpreendido positivamente como um autêntico embaixador da reforma no Congresso. Até Guedes reconhece isso. Com seu estilo carrancudo, parrudo, mas competente em todos os sentidos, o presidente da Câmara virou o fiador do projeto, mesmo que o presidente Bolsonaro inicialmente não o tenha enxergado assim. Já no segundo mandato, com assento cativo no comando da Câmara pelos próximos dois anos, não há mais dúvidas de que ele participará das decisões-chaves do que mudar e do que manter na estrutura da proposta (leia quadro) e, aos interlocutores, Maia vem enviando sinais de que não se furtará da missão de harmonizar a Casa, buscando uma solução que elimine os privilégios em qualquer direção: dos servidores públicos aos militares. É aí que a coisa pode pegar. No Executivo se coloca como assunto fechado o tratamento diferenciado para a caserna, com um regime especial de Previdência.
“A gente pode enveredar já pelo caminho certo da reforma porque a convicção de sua importância nunca foi tão acentuada” André Esteves, presidente do BTG Pactual
O Congresso discorda e Maia precisará atuar como apaziguador. Guedes, de sua parte, tem um tom mais incisivo sobre o assunto. Disse na Comissão de Constituição e Justiça, dias antes, que cabe aos parlamentares a coragem de mudar ou não o modelo sugerido para os aposentados de farda. No íntimo ele torce pela revisão para reforçar as chances da economia na casa do trilhão. Sempre preciso na exposição dos motivos, Guedes não arreda pé do ouvido do presidente e atende quando pode demandas como a dos militares. Nesse pormenor, no entanto, ele foi menos enfático – talvez por não estar plenamente a favor – e assim deixou de transmitir explicações convincentes na defesa da categoria. O mesmo não aconteceu quando o item abordado foi o esquema de “capitalização” para as gerações futuras que entrarão daqui por diante no sistema. Com essa via Guedes advoga que serão criados milhares de empregos rápidos em virtude da “desoneração dramática” (expressão dele) dos encargos trabalhistas. Bolsonaro mostra resistência, parlamentares idem, governadores como Doria e Eduardo Leite (RS) apoiam e Guedes se equilibra insistindo na alternativa. De todo modo, o ministro tem se consagrado como referência quando se fala do lado bom do Governo.
Com o seu estilo surpreendente, brilhante e obstinado virou o estrategista-chefe do acordo em andamento. E ainda bem que está sendo bem-sucedido na empreitada. Desenho estatístico de um País que caminha a fortes solavancos, os índices de aposentadoria por aqui dizem respeito a uma velha tragédia nacional – a de não se preparar para o envelhecimento da população. As estatísticas indicam que ocorreu em curtíssimo espaço de tempo aquilo que muitas pessoas temiam: o risco da insolvência do sistema, que se tornou inviável há alguns anos e que agora consome boa parte do orçamento federal. Como pontua Guedes, devido aos estouros bilionários desse modelo os brasileiros ficaram literalmente atolados. “Carimbamos os recursos, vinculamos os gastos e assim reconstruímos uma Europa por ano para ficar no mesmo lugar. R$ 4 trilhões de receita equivale a um Plano Marshall por ano”. O economista se refere ao valor do PIB e o compara ao plano de ajuda financeira das nações destruídas pela II Grande Guerra. Os desembolsos realizados atualmente sangram quase três quartos das receitas públicas disponíveis. Em bom português: não sobra nada, ou quase nada, para o resto. Com uma escalada vertiginosa e ininterrupta do problema. Em sua infelicidade burocrática, o Brasil está enredado numa armadilha da qual precisa se livrar urgentemente.
Os empresários que desembarcaram em peso no foro estão unanimemente convencidos de que não há outra saída que não a da reforma já. “quantas vezes vimos essa discussão ser colocada à mesa e adiada por falta de disposição política? Agora o quadro parece diferente”, disse o presidente da MAN, líder na produção de caminhões no Brasil, Roberto Cortes. “O que temos de notar é que há no momento uma vontade geral na busca por convergência sobre a questão”, endossou o presidente da gigante nacional do aço CSN, Benjamin Steinbruch. “A Reforma garante a solvência do estado brasileiro no futuro, sem isso entramos numa sociedade à beira da falência”, pontuou Luiz Carlos Trabuco, do Bradesco.

Vozes em Uníssono

Nessa ala que responde pela produção e, na prática, é quem faz a roda girar para os resultados auspiciosos do Produto Interno Bruto, não foram poucas, nem isoladas, as vozes pedindo a solução urgente. Engrossaram o coro personagens como Michael Klein, que construiu a rede varejista Casas Bahia e no momento dedica-se ao setor de aviação, José Luiz Gandini, da Kia Motors e dirigente da associação de importadores de veículos, Claudio Lottenberg, que preside a líder de planos de saúde Amil e Manfredo Rübens, presidente da gigante química Basf. Ali, naqueles dias de agitação sectária que tomou a aprazível cidadezinha de Campos, com ares de recanto europeu, eram ao menos 700 CEOs, financistas e executivos de grandes conglomerados batendo ponto e empenhando aval na composição da Previdência. “Potencialmente, pelo que tratamos aqui, a gente pode enveredar já pelo caminho certo da reforma porque a convicção de sua importância nunca foi tão acentuada”, convocou o fundador e presidente do conselho do BTG Pactual, André Esteves. O Chairman do LIDE, Luiz Fernando Furlan, definiu em uma parábola o que considera como uma fase de transição: “Se queremos pular para um novo Brasil, esse é o caminho”. Do contrário, como pontua o governador Doria, qualquer impulso de retomada estará comprometido. “Sem a reforma, estados, municípios e o próprio Governo Federal entrarão em um caos, com a falta de recursos para o pagamento de serviços básicos de saúde, educação e segurança entre outros”. É melhor não arriscar.

“A Reforma garante a solvência do estado no futuro. Sem isso, entramos numa sociedade à beira da falência” Luiz Carlos Trabuco, Bradesco

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