26/07/2018

Estabilidade e complemento de renda na aposentadoria

 | futuro | previdência privada é uma das alternativas para quem deseja garantir uma renda equilibrada no futuro. benefício deve ser pensado desde cedo. quanto maior a contribuição, maior o valor pago pensar na aposentadoria não é algo que deve ser feito quando se chega próximo dos 60 anos. o benefício da previdência social, para quem contribuiu por 35 anos, está garantido, mas ele nem sempre atende às necessidades da família – especialmente quando se supera o teto de r$ 5.646 do instituto nacional do seguro social (inss). contudo, o pagamento de uma previdência complementar é uma alternativa para garantir conforto e estabilidade ao segurado. a equação do plano privado é simples: contribuir mais para ganhar mais. “nós temos hoje uma previdência social pagando cada vez menos. não adianta pensar nessa questão nos 50 anos. a tendência é que, no futuro, o pagamento do teto do inss seja mais baixo, diminuindo para r$ 5 mil ou r$ 2,5 mil”, estima newton conde, proprietário da conde consultoria atuarial (cca). o planejamento, segundo ele, deve ser feito desde cedo. “geralmente, os pais podem já iniciar o plano de previdência dos filhos. eles vão depositando valores e, quando ficarem mais velhos, os filhos vão ter a garantia de recursos para a aposentadoria”, explica. considerando que uma pessoa ganha r$ 3 mil mensais e tem recolhido 11% do salário (r$ 330) pelo inss, seu benefício seria quase r$ 2,7 mil – levando em conta que ela começou a contribuir aos 20 anos e se aposentou aos 60 anos. na previdência privada, se utilizado o mesmo padrão, o benefício será de r$ 1,51 mil. “para ele ter na previdência privada próximo dos r$ 2,7 mil, a contribuição seria de r$ 586, enquanto na previdência social ele pagaria r$ 330”, avalia. em outro caso, segue a lógica do contribuir mais para ganhar mais: o segurado investia r$ 700 mensais, com a mesma idade de 20 anos e, aos 50 anos, acumulou r$ 500 mil. para se aposentar na previdência privada teria uma renda de r$ 2,17 mil. com esses mesmos r$ 500 mil, se a aposentadoria fosse aos 60 anos, ele teria um benefício mensal de r$ 2,6 mil. no país, há duas modalidades de planos de previdência privada. a primeira é o plano gerador de benefício livre (pgbl). sua principal característica é a dedução da contribuição do imposto de renda (ir), permitindo abater até 12% da renda bruta tributável (salário, renda de aluguéis, etc). ideal para pessoas que têm mais despesas que o normal a deduzir, como gastos com planos de saúde, educação e dependentes. “a grande vantagem é que você pode ter isenção de imposto. lança o que aplicou na declaração anual. mas, no início da aposentadoria, como você teve deduções durante anos, o valor será cobrado ao longo do pagamento do seu benefício”, destaca fernando aquino, conselheiro do conselho federal de economia (cofecon). já o vida gerador de benefício livre (vgbl) é aplicado para quem opta pelo modelo de declaração simplificado, ou seja, possui menos deduções a fazer e utiliza o padrão de 20% de desconto. aqui não incidem tributos sobre o dinheiro a receber no início da aposentadoria. números 5,6 mil reais é o atual teto do inss, em que as aposentadorias do país são baseadas. 2,7 mil reais seria o valor da aposentadoria de quem ganha r$ 3 mil e tem recolhido 11% do salário pelo inss.
26/07/2018

Líder mundial no setor de seguros escolhe Namirial como o novo padrão para Digital Transaction Management.

 senigallia, itália, 26 de julho de 2018 /prnewswire/ — uma das maiores empresas de seguros do mundo está oferecendo para clientes, corretores e funcionários, uma nova experiência de assinatura: não será mais necessário assinar no papel para a aquisição de novos clientes ou a renegociação com os já existentes. a seguradora selecionou a namirial como fornecedora para o digital transaction management após uma avaliação detalhada de suas habilidades de consultoria e suporte, a qualidade de soluções de software, as funcionalidades offline, a flexibilidade de implementação, a facilidade de integração e as opções variáveis de implementação, incluindo a on-premise. as soluções namirial viram o novo padrão global da empresa em tema de digital transaction management, adotado para todas as novas implementações e para substituir gradualmente outras aplicações onde os processos existentes precisam ser melhorados. a empresa está gradualmente implementando processos de workflow para assinatura eletrônica que permitem que todas as partes interessadas assinem a qualquer momento, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo. os signatários são dispensados do ônus da impressão para assinar e não precisam mais enviar formulários em papel para sua seguradora. os clientes se beneficiam rapidamente da confirmação de cobertura, ajustes de apólices e processamento de sinistros. espera-se que, até 2020, milhões de documentos sejam assinados eletronicamente a cada trimestre. a assinatura eletrônica foi introduzida em vários processos de seguro há alguns anos. no entanto, a experiência foi mista: algumas soluções não ofereciam uma experiência de usuário convincente, não eram projetadas para o multi-channel ou não atendiam aos requisitos legais para processos orientados ao cliente. em todas as etapas da jornada do comprador, a seguradora se compromete a oferecer a melhor experiência ao cliente. as preferências de canal de vendas para aquisição e gerenciamento de apólices são principalmente orientadas por necessidades de consultoria e confiança pessoal em processos digitais, em vez do fato de pertencer a uma faixa etária específica, como a geração do milênio ou a geração x. enquanto um número crescente de consumidores está confiante em pesquisar e comprar apólices básicas 100% online, a consultoria do corretor ainda é o primeiro fator de escolha para apólices de seguro de vida. portanto, o novo padrão de assinatura eletrônica suporta tanto cenários de assinatura face a face quanto remotos. várias opções também são fornecidas para a coleta de dados biométricos em assinaturas assinadas à mão em smartphones, tablets e pads de assinatura, em mobilidade ou nas corretoras. os processos de assinatura eletrônica serão implementados em conformidade com todos os regulamentos legais aplicáveis em todo o mundo, incluindo o regulamento de identidade e assinaturas eletrônicas da ue (eidas). esses processos também estão em conformidade com as diretrizes contra a lavagem de dinheiro. os clientes que agem remotamente podem ser identificados em uma sessão de vídeo, incluindo a verificação de próprio id antes de contratar. os documentos eletrônicos assinados têm, portanto, um peso probatório equivalente ao dos documentos assinados no papel. mais detalhes sobre os projetos desta iniciativa global de padronização serão anunciados no decorrer de 2018. fonte: prnewswire
26/07/2018

Seguradoras apostam em ações com o auxílio do WhatsApp

  empresas buscam se aproximar de clientes e de corretores com o auxílio de aplicativo para celular mensagens pelo whatsapp encurtam relação entre cliente e seguradoras - reprodução da internet rio - o uso do whatsapp como instrumento efetivo de trabalho para seguradoras e corretoras no país está se intensificando em meio à expansão de novas tecnologias. há pelo menos dois anos, iniciativas do tipo se popularizam nesse segmento como um instrumento efetivo de trabalho. neste mês, a mongeral aegon lançou um atendimento voltado apenas para corretores. em junho deste ano, a sompo seguros s.a. passou a usar a ferramenta para orientar o cliente. o atendimento é acompanhado por um analista, que solicita o envio de documentos e imagens do objeto do sinistro pelo aplicativo. a partir de setembro, a iniciativa da mongeral será ampliada para segurados em caso de sinistro. a previsão é que todos os clientes possam entrar em contato com a seguradora pelo aplicativo de celular até 2019. o atendimento pelo whatsapp vai seguir o mesmo protocolo de segurança de um contato telefônico. a operação é feita por agentes re relacionamento da companhia. "o nosso objetivo é de oferecer aos nossos públicos mais uma forma de contato visando conveniência e facilidade. mas sem perder de vista a humanização, atenção e a segurança na hora do atendimento. esperamos agilizar cada vez mais o nosso relacionamento com clientes, beneficiários e corretores", explica a gerente de relacionamento claudia mattioli. mas iniciativas do tipo não são exatamente uma novidade no segmento. em 2016, a br insurance também lançou o atendimento para clientes pelo whatsapp, reduzindo o tempo de atendimento. no ano passado, a capemisa seguradora também aderiu à tendência. a empresa usa o canal de comunicação com os corretores para enviar informações sobre campanhas de venda, convites para eventos, lançamento e atualização de produtos. "nossos gerentes e executivos de contas acessam suas agendas no celular e ainda podem recorrer à ferramenta de lista de transmissão para distribuir as mensagens importantes por grupos de interesse. a aceitação foi muito boa. funciona melhor do que e-mail do marketing, por exemplo", compara mariana fagundes, gerente de marketing da companhia. fonte: o dia por herculano barreto filho
26/07/2018

A Transformação Digital e os Seguros

 a transformação digital global também impacta o mercado de trabalho brasileiro, ainda que tardiamente​, porém de forma avassaladora. e a indústria de seguros não poderia ficar de fora desta transformação, que está diretamente ligada a mudança de mindset em todos os níveis hierárquicos, capacidade de erros e acertos rápidos e contínuos, foco na experiência do usuário para a construção de produtos​ e modelos de negócios​, e a utilização das mais variadas ferramentas tecnológicas existente​s no momento, como blockchain, iot, inteligência artificial, big data, entre outras.   em virtude dessa transformação, surgiram as insurtechs (termo abreviado para seguros + tecnologia), igual às fintechs (finanças + tecnologia). as insurtechs já são um enorme sucesso nos eua, europa e ásia, e agora estão surgindo mais fortes no brasil e causando muita curiosidade deste mercado de uma forma geral. mas é sempre muito importante reforçar que para uma empresa ser considerada uma insurtech, ela deve aportar tecnologia em seu modelo de negócio, de forma que traga valor para os parceiros e para a experiência do usuário final, seja ele pessoa física ou jurídica. as insurtechs vieram para acelerar a modernização deste setor, ainda ​com um baixíssimo índice de ​ digitalização​ e muito burocrático, e assim trazer descentralização, menos fricção, ​inclusão financeira ​e mais transparência na comunicação com o usuário final. no brasil, a consolidação das insurtechs ainda é tímido devido a dificuldade de capital intensivo para se manter o empreendimento (ou mvp) de pé​ no médio ou longo prazo​, e também devido ao pouco interesse ou dificuldade das incumbentes em fazer parcerias com elas, ao invés de tentar inovar internamente, que acaba sendo muito custoso e lento, ou até impossível na maioria das vezes. mas este crescimento já é um caminho sem volta, principalmente, quando se trata de produtos massificados e os tão falados microsseguros.​ em 2017 e 2018 alguns eventos voltados para este ecossistema de insurtech foram realizados com bastante sucesso e a ideia é continuar fomentando o crescimento, visto que ajudam a acelerar a modernização do setor​ de uma forma geral (seguradoras, corretoras e demais players do setor), e atrair mais investimentos. a kakau é uma insurtech que usa tecnologia de ponta, como machine learning e big data para melhorar a experiência do usuário final, trazendo simplificação, transparência e redução de tempo e de custo. a plataforma funciona no modelo de assinatura, igual a netflix e spotify, e o assinante ainda pode pausar ou cancelar o seguro quando desejar. nosso produto piloto foi o residencial, e agora estamos lançando o seguro para smartphone (julho) e outras novidades ainda este ano. fonte: portal nacional de seguros - marcelo torres
26/07/2018

Corretoras e seguradoras precisam estar atentas à transformação digital

 insurtechs crescem a todo vapor e estão mexendo com o mercado de seguros o mundo está cada vez mais conectado e tecnológico. com o setor de seguros, não é diferente. quando se fala em transformação digital para o setor de seguros não significa que as empresas devem simplesmente absorver uma série de inovações tecnológicas. o mais importante é que as empresas saibam traçar objetivos claros e adotar tecnologias adequando-as de acordo com o negócio e estrutura interna das seguradoras. é nesse cenário tecnológico que surgiram as insurtechs, união das palavras seguro e tecnologia em inglês. “essas startups são empresas que surgiram com o propósito de simplificar o mercado de seguros, de aproximar mais o público consumidor de produtos e serviços de proteção financeira, com uma alta dose de inovação e tecnologia”, afirma césar heli oliveira, presidente do isb brasil (instituto superior de seguros e benefícios brasil). o executivo destaca que as insurtechs estão crescendo e mexem com o mercado de seguros. “mesmo recebendo cada vez mais investimentos, as insurtechs ainda seguem bastante tímidas e disponibilizando poucas opções em produtos, mas isso está mudando. entendemos que será inevitável que o mercado tradicional de seguros se renda à tecnologia e à inovação, principalmente porque o mercado de seguros é um dos mais tradicionais e conservadores do mundo”, explica. as corretoras e seguradoras devem estar atentas às mudanças, principalmente no que se refere às exigências dos clientes por agilidade de desburocratização. “o isb brasil pode ajudar com a aproximação com o consumidor: quanto mais informação sobre hábitos de compra e suas mudanças, mais fácil será o entendimento das corretoras e seguradoras da melhor opção de investimento em tecnologia em suas organizações”, diz oliveira, destacando que é preciso pensar no cliente, atender melhor, mais rápido e evoluir a relação. os investimentos das seguradoras em insurtech podem ajudar a estimular a inovação, a identificar prioridades e a complementar um tipo de seguro digital existente, melhorando sua relevância para os clientes e obtendo confiança entre os consumidores. a tecnologia insurtech pode ser uma aliada das seguradoras, podendo, por exemplo: fornecer fontes em tempo real da situação do veículo e motorista (ex. hábitos de condução, velocidade e localização de veículos); aparelhos domésticos aliados a novas tecnologias podem manter seguradoras informadas sobre situações de riscos dentro de casa, como por exemplo, superaquecimento e perigos de incêndios; rastreadores de atividades monitoram uma série de dados em tempo real sobre seus usuários, tais como hábitos de sono, cansaço, exercício e frequência cardíaca. isso pode interferir diretamente na forma da seguradora avaliar os riscos, seja para definir valores de seguros ou até mesmo para incentivar hábitos de vida mais saudáveis para seus segurados. o isb brasil realiza palestras, cursos, seminários, pesquisas, mentoria e mediação, promovendo o desenvolvimento do mercado de seguros e a atualização dos profissionais que atuam no segmento. mais informações: www.isbbrasil.org.br.   fonte: isb brasil
26/07/2018

São Paulo receberá maior encontro de inovação em seguros da América Latina

 a cidade de são paulo sediará, nos dias 1º e 2 de agosto, o maior encontro em inovação de seguros da américa latina: o cqcs insurtech & inovação. o evento internacional será realizado no villa blue tree são paulo e reunirá as mais modernas seguradoras do mercado, insurtechs, aceleradoras, investidores e empreendedores do setor. o evento tem como objetivo estimular o desenvolvimento do market place de inovação e insurtech no brasil e américa latina. para isso, a dinâmica do cqcs insurtech & inovação será muito similar à praticada no insuretech connect (itc), maior encontro sobre tecnologia de seguro e inovação digital do mundo, do qual o cqcs é parceiro. pela manhã, serão realizadas as palestras principais e, no período da tarde, acontecerão os painéis desenvolvidos a partir de quatro pilares principais. o primeiro deles, "tech - o que muda de verdade", debaterá o que tecnologia mudará de verdade na indústria do seguro e de que forma essa transformação afetará o futuro desse mercado. o segundo pilar será sobre "ser ou não ser digital" e demonstrará o porquê não haver mais motivos para empresas, entidades ou mesmo indivíduos não serem digitais. já em "acelerando o futuro", a ideia é apresentar o movimento de aceleradoras, em que entidades ou associações abraçam projetos iniciantes (as startups) e oferecem toda a estrutura para acelerar seu desenvolvimento, ajudando a errar menos. por fim, "a experiência do usuário" irá debater o propósito desta evolução tecnológica e quanto deste objetivo está preservado neste avanço da sociedade. algumas das principais autoridades do setor de seguros já confirmaram presença, como joaquim mendanha de athaides, superintendente da superintendência de seguros privados (susep); joão marcelo, presidente da academia nacional de seguros e previdência (ansp); e josé figueiredo almaça, presidente da autoridade de supervisão de seguros e fundos de pensões (asf). entre os palestrantes internacionais estarão nomes como caribou honig, chairman da insurtechconnect; iván ballón, desenvolvedor de negócios da américa latina e ibéria da friss; josep celaya, diretor corporativo mundial de inovação da mapfre; e ingo weber, ceo da digital insurance group. além deles estarão também alguns dos principais executivos brasileiros que atuam no setor, como marcelo blay, fundador e ceo da minuto seguros; andre gregori, ceo & cet da thinkseg; leonardo rochadel, ceo & founder da o2o bots; domingos monteiro, sócio-fundador e ceo da neurotech; heverton peixoto, ceo do zim; raphael swierczynski, ceo da ciclic; e ramon gomez, ceo da ramon talks. o cqcs insurtech & inovação terá ainda uma área dedicada ao network entre os participantes. durante o evento acontecerá de forma simultânea a expo insurtech, feira de exposição e negócios. para ajudar neste processo, a organização está disponibilizando um aplicativo especial. com o nome de brella, o app ajuda na identificação daqueles que mais convergem com os objetivos e interesses de cada usuário, marcando reuniões de 15 minutos, que serão disponibilizadas depois em uma sala específica. "o evento foi estruturado de maneira a estimular o networking entre os participantes. além disso, vamos discutir temas extremamente relevantes, como por exemplo, as dificuldades encontradas para regular esse setor e de que a forma a inteligência artificial pode ajudar na liquidação de sinistros", explica gustavo doria filho, diretor executivo do centro de qualificação do corretor de seguros (cqcs), idealizador e organizador do encontro. o cqcs insurtech & inovação conta com o apoio institucional da escola nacional de seguros (ens) e da agência nacional de seguros e previdência (ansp); além do patrocínio da bradesco seguros, tokio marine seguradora, hdi seguros, mapfre seguros, digital insurance group, sulamérica, minuto seguros, zim³, cliclic, neurotech, 020bots, tex e europ assistance. o prazo para quem quiser participar do evento termina no dia 25 de julho, caso as vagas disponíveis não forem preenchidas antes. os interessados podem se inscrever através do site www.cqcsinsurtech.com.br/inscreva-se. para mais informações, acesse http://cqcsinsurtech.com.br/.
26/07/2018

Metade da população tem intenção de investir

 o brasileiro poupa pouco historicamente, mas mostra certa predisposição para guardar dinheiro. é o que mostra a pesquisa "raio-x do investidor brasileiro", encomendada pela associação brasileira das entidades dos mercados financeiro e de capitais (anbima) ao datafolha. pelo levantamento, há um potencial de 6,2 milhões de pessoas com intenção de faz este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link https://www.valor.com.br/financas/5688111/metade-da-populacao-tem-intencao-de-investir ou as ferramentas oferecidas na página.
26/07/2018

Pernambuco terá população com 25% de idosos até 2060

 até 2060, segundo o ibge, o percentual de pessoas com mais de 65 anos passará dos atuais 9,2% para 25,5%. ou seja, 1 em cada 4 brasileiros será idoso enquanto a projeção no número de jovens deve cair deste ano para 2060, a quantidade da população idosa deve crescer. segundo a projeção divulgada pelo instituto brasileiro de geografia e estatística (ibge), o percentual da população com 65 anos ou mais vai alcançar 25,5% (equivalente a 58,2 milhões de idosos). hoje, esse número é de 9,2% (referente a 19,2 milhões). e pernambuco segue a mesma tendência da média nacional. o estado apresenta atualmente 8,6% idosos (820 mil) e, em 2060, esse percentual salta para 25% (2,5 milhões). diante da projeção, o país precisa reajustar gastos com saúde e aposentadoria para ser possível equilibrar a pirâmide etária do futuro. de acordo com o demógrafo do ibge, marcio minamiguchi, o envelhecimento da população brasileira é um fato irreversível no futuro. “a tendência é de um nível de fecundidade abaixo do nível de reposição. o levantamento aponta que no brasil cada mulher tem 1,77 filhos hoje. em 2060 esse número cai para 1,66. o nordeste era uma região que tinha uma alta taxa de fecundidade comparada ao sul e sudeste. atualmente, essa taxa é equiparada”, explicou minamiguchi. em pernambuco, a taxa de fecundidade hoje é de 1,76 filhos por mulher e, em 2060, deve cair para 1,64. nesse contexto, apesar de a população brasileira não crescer muito (hoje são 208,5 milhões de pessoas e deve chegar em 228,3 milhões em 2060), o retrato do país vai modificar. “será um crescimento moderado da população, mas a sua característica vai mudar drasticamente, principalmente em sua distribuição etária com a redução na quantidade de crianças”, informou o demógrafo. hoje, para cada 100 crianças em pernambuco são 37,89 idosos. já em 2060, para cada 100 crianças no estado serão 171,23 idosos. e o nível nacional seguirá a mesma tendência. “vai ser mais comum encontrar mais idosos do que crianças”, complementou minamiguchi. e os recém-nascidos vão alcançar idades ainda maiores no brasil e em pernambuco. nesse último, hoje a idade chega em 74,6 anos. já em 2060, a idade chegará em 79,8 anos. e com muitos idosos no futuro, é preciso o brasil planejar os custos para se tornar um país equilibrado. de acordo com o secretário da previdência social, marcelo caetano, devido ao envelhecimento projetado há uma urgência na pauta da reforma da previdência. “se a reforma for aprovada, haverá uma transição justa para se alcançar a aposentadoria. a idade mínima para se aposentar começaria com 55 anos para homem e 52 anos para mulher. apenas daqui a 20 anos começaria a valer a idade mínima de 65 anos para homem e 65 anos para mulher”, explicou caetano. por sua vez, o especialista em direito previdenciário, almir reis, defende a necessidade de uma reforma, mas com alguns pontos diferenciados. “é preciso respeitar o direito adquirido de quem trabalhou uma vida toda para se aposentar, o que a reforma proposta não prioriza”, comentou. hoje, a reforma está suspensa devido à intervenção federal no estado do rio de janeiro. em busca dessa aposentadoria segura no futuro, jovens estão buscando ter uma vida profissional durante muitos anos, como é o caso do analista jhonata de barros, de 22 anos. “pretendo trabalhar durante muitos anos e enxergo a necessidade de uma aposentadoria justa. estou com a projeção de fazer uma previdência privada para conseguir usufruir no futuro”, explicou o jovem. o analista de computação de 33 anos, augusto guimarães, também pensa em um modelo sustentável. “trabalho de carteira assinada contribuindo para previdência social. no futuro, quero poder utilizar com segurança”, destacou o jovem. para o especialista em direito da saúde, elano figueiredo, é preciso trabalhar uma política de prevenção e promoção da saúde para as pessoas que vão ser maioria na população brasileira. “se conseguirmos chegar em 2060 com idosos saudáveis e ativos, inclusive mentalmente fortes, teremos um custo assistencial menor e mais previsível”, explicou o especialista, ao complementar que é importante rever o estatuto do idoso e subsidiar o acesso dele à saúde. mulheres o levantamento também apontou que a idade média em que as mulheres vão ter filhos será maior. no brasil, hoje, as mulheres têm filhos com 27,15 anos. em 206, será com 28,81 anos. “isso é influenciado pelo acesso à escolaridade e a inserção no mercado de trabalho, o que melhora as condições de vida”, explicou minamiguchi. fonte: eduarda barbosa e juliana albuquerque, da folha de pernambuco
23/07/2018

Consulta ao INSS, agora, só com hora marcada ou via internet

  um dos objetivos das restrições às consultas é reduzir tempo de espera nas agências físicas instituto nacional do seguro social (inss) implantou um novo modelo de atendimento que pretende reduzir as filas dos interessados em dar início ao processo de aposentadoria nas agências, levando o restante do fluxo basicamente para a internet.   o segurado que quiser pedir um extrato de benefícios ou dados de seu cadastro nacional de informações sociais, o cnis, não poderá mais simplesmente ir até o inss, como fazia, para consultar um especialista. desde a semana passada, as informações deverão ser levantadas pelo portal "meu inss" ou por meio de um agendamento prévio para atendimento nos postos da previdência. o segurado que quiser pedir um extrato de benefícios ou dados de seu cadastro nacional de informações sociais, o cnis, não poderá mais simplesmente ir até o inss, como fazia, para consultar um especialista. desde a semana passada, as informações deverão ser levantadas pelo portal "meu inss" ou por meio de um agendamento prévio para atendimento nos postos da previdência.   a ideia é um avanço, se comparada à época em que era preciso ir de madrugada para uma fila para garantir o atendimento. mas, na prática, o novo serviço ainda precisa ser aperfeiçoado para cumprir de fato a missão de facilitar a vida do segurado.   dificuldades para começar, o portal "meu inss" não é simples de ser consultado. para ter acesso ao cnis e para a maioria de outros dados é preciso entrar no www.meu.inss.gov.br , ou pelo site do próprio inss (www.inss.gov.br). o segurado terá de informar dados pessoais como nome, cpf, data de nascimento, nome da mãe, e local de nascimento. pode parecer fácil, mas não é. qualquer letra fora de lugar, qualquer data diferente da que esteja na base de dados da previdência, já é o suficiente para o sistema impedir que o segurado consiga a sua senha. mas isso nem chega a ser a maior dificuldade, porque depois de informar seus dados pessoais, o segurado terá de responder a uma sequência de questões e com precisão, porque com mais de um erro não há continuidade no cadastro. são informações que variam de acordo com a situação específica do segurado, mas que nem sempre estão à mão ou na sua memória. em que ano houve a última contribuição individual feita por meio de carnê, ou em que ano a empresa em que trabalhou fez a última contribuição à previdência, ou ainda qual o salário que você recebeu em seu último emprego são algumas dessas perguntas. em não raras vezes, aparecem mensagens como "login e senha incorretos", "não foi possível buscar as informações", "ocorreu um erro ao buscar seus benefícios", "segurado inexistente na base de dados" e assim por diante. quem tem uma explicação para o problema é o atuário newton cezar conde, sócio-diretor da conde consultoria atuarial, empresa especializada no desenvolvimento de planos de previdência privada para os fundos de pensão. "o problema não está na senha, está no sistema. afinal, a previdência possui mais de 30 milhões de segurados. o sistema está congestionado", diz. "você entra com a senha em um dia e no outro, recebe a informação que a senha está errada, aí tem de aguardar pelo menos mais um dia para conseguir registrar uma nova senha." para evitar ficar preso a essa "saga", o especialista recomenda tentar entrar no portal no período da noite, quando a demanda é menor e, portanto, as chances de conseguir o acesso são maiores. a segurada mara de camargo fernandes vem contribuindo como autônoma e esteve na agência do inss para verificar se os recolhimentos estão sendo processados corretamente. nesse momento, recebeu as orientações e uma senha para acessar de casa suas informações. "isso vai facilitar a minha vida e fiquei sabendo que vou poder também fazer uma simulação de quanto tempo ainda falta para eu me aposentar." em são paulo, as agências do inss prepararam um roteiro por escrito, que é entregue para auxiliar a navegação no site, por reconhecerem as dificuldades dos segurados. em brasília, a assessoria de imprensa diz que o sistema está em constante aperfeiçoamento. cnis uma das maiores demandas nos postos está relacionada com informações do cnis. trata-se de um documento de relevância para qualquer trabalhador que pretende um dia se aposentar pelo inss. ter acesso a ele com alguns cliques é ter controle sobre o que poderá ser sua fonte de renda no futuro. são os dados do cnis que valem e serão considerados para a concessão de benefícios. ou seja: é a partir dele que o inss vai definir se o segurado tem direito ou não de se aposentar, qual o valor da aposentadoria e assim por diante. esse cadastro traz o tempo de trabalho e de contribuição, inclusive quando o segurado recolheu como contribuinte individual e facultativo, datas de admissão e rescisão de contrato de trabalho, identificação do empregador, períodos em que trabalhou em determinada empresa, remuneração recebida e valores do recolhimento. é um histórico completo. o advogado carlos alberto vieira de gouveia, presidente da comissão de direito previdenciário da oab-sp, também acredita que o sistema deveria facilitar a vida do segurado, trazendo um verdadeiro banco de dados, com cadastro único do trabalhador. ele diz que o cnis contém erros e o segurado deve acompanhar de perto os dados para corrigi-los rapidamente. "basta a empresa ter feito o recolhimento do inss com um mês de atraso para que não conste no cnis." segundo a previdência social, a correção deve ser feita de imediato para que, no momento da aposentadoria, o histórico esteja correto. fonte: isto é por regina pitoscia, especial para o estado

União Seguradora fecha o ano com novos negócios


14/12/2018
A União Seguradora recebeu a Uperformance Assessoria & Consultoria em Seguros em sua sede em Porto Alegre. O diretor comercial João Lock, Antônio Coutinho, técnica, e Marco Rocha, comercial, receberam Domingos Costa, Ailton Lopes e Estela De Moura Rey para iniciar uma parceria com prospecção de novos negócios. Segundo os participantes, a reunião foi produtiva em ideias que, com certeza, confirmam o sucesso dessa parceria para 2019. O diretor João Lock e sua equipe agradecem a visita da Uperformance e encerram o ano com excelentes perspectivas.

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